Em jeito de comemoração da meta recentemente alcançada de 100.000 seguidores no Facebook, decidimos colocar algumas questões à equipa de comunicação do clube, às quais tivemos uma resposta célere, e dessa forma gostaríamos de agradecer pela disponibilidade e atenção dispensada.
1 – Como é reunir informação de um clube tão eclético?
Queremos antes de tudo agradecer a atenção da Comunidade Azul, e o facto de se lembrar de comemorar de algum modo o atingir da meta dos 100.000 seguidores na conta oficial do Belenenses no facebook. Um marco que aliás queremos e devemos partilhar com a equipa de comunicação que nos antecedeu, ainda nos consulados de António Soares e de João Pinho de Almeida.
Indo directamente à questão, quando chegámos, em Novembro de 2014, rapidamente nos apercebemos de que não estavam criadas as condições que consideramos as exigíveis para que a informação circulasse entre todos de forma fluída. Foi este o primeiro aspecto que tentámos alterar, e cremos que com algum sucesso. Nuns casos foi mais fácil e rápido, noutros exigiu uma maior persistência, há pontos em que ainda falhamos, mas de um modo geral estamos satisfeitos com aquilo que nesta área obtivemos em cerca de dezasseis meses, sendo possível dizer que quase toda a informação mais relevante para o público chega hoje ao departamento de comunicação do Belenenses de uma forma célere e eficaz. Olhamos o ecletismo mais como um um desafio do que como uma dificuldade.
2 – Sendo uma página de um clube de futebol, que mexe com muitas emoções, é mais fácil ou mais difícil existir um crescimento de seguidores da página?
De algum modo poderá ser mais fácil, pela visibilidade, mas desde o primeiro dia que não quisemos limitar ao futebol profissional o canal oficial do Belenenses no facebook. Pelo contrário. Ainda assim, podendo ser mais fácil, o Belenenses é um caso de algum modo atípico dado que a gestão do futebol profissional é feita por uma outra entidade, que não só não nos transmite informação como entende dever sobrepor-se ao Clube ao nível dos conteúdos. Olhando para trás, não nos arrependemos da opção de primeira hora de nos constituirmos como pólo agregador que olha para todas as modalidades por igual, até porque a visibilidade que o futebol implica nem sempre é positiva para o crescimento deste canal, e no Belenenses temos sentido muito isso em determinados picos de polémica que não são benéficos para a imagem geral do Belenenses.
3 – Acreditam que uma boa presença nas redes sociais possa servir para atrair mais pessoas a serem do Belenenses?
Sem dúvida. É fundamental para o Belenenses ter uma presença positiva nos meios onde as pessoas estão, e as pessoas estão nas redes sociais. Temos procurado desenvolver iniciativas que vão ao encontro do nosso público-alvo, que sejam interactivas, e a verdade é que o feedback tem sido muito positivo, merecendo grande participação e aceitação. Nessa lógica não nos podemos até limitar ao facebook.
Abrimos um canal oficial no Instagram e fizemos renascer a presença do Belenenses no Twitter, ambas com um alcance que consideramos muito positivo, e temos novos projectos a este nível pensados para o futuro.
O Belenenses tem que marcar presença nos canais onde se foca a atenção dos públicos mais jovens.
4 – Qual a relação com as equipas de comunicação dos outros clubes e associações?
Diríamos que é uma relação normal, feita da ajuda mútua e da colaboração do dia-a-dia, porque todos precisamos de todos, sem que haja nada de extraordinário a registar seja pela positiva ou pela negativa.
Nunca tivemos um problema digno de registo com ninguém, o que é óptimo, mas sabemos defender sempre o Belenenses e a sua imagem, e já o demonstrámos por exemplo no Twitter quando, em 2015, um clube vizinho quis fazer uma brincadeira à qual no Belenenses não achámos graça.
A resposta revelou-se um êxito em termos de alcance e de participação, mas nem por isso se criou um problema com esse clube. No fundo, todos nos debatemos com os mesmos problemas e necessidades, e a nossa experiência diz-nos que é sempre possível fazer o nosso trabalho com respeito pelo trabalho dos nossos rivais.
5 – O facto do Clube e SAD terem páginas próprias nas redes sociais, não origina alguma confusão, principalmente a utilizadores que não conheçam a realidade do clube?
Origina imensa confusão! Acreditamos até que ninguém imagina a confusão que isso diariamente causa à imagem do Belenenses a nível nacional e internacional, já para não mencionar a significativa menos-valia económica que essa divisão cria às duas entidades. Mas enfim, nós herdámos uma determinada situação e, embora não nos pareça a ideal, cá estamos para lidar com ela.
6 -Como é gerir nas redes sociais o braço de ferro entre Sad e Clube?
É tranquilo, nem sabemos dizer ao certo se existe algum braço de ferro no sentido que imaginamos que lhe está a ser dado. Existe, isso sim, um Clube que não abdica de fazer valer os seus direitos, e a comunicação do Clube será eco disso mesmo.
Colaboramos sempre que devemos colaborar, e defenderemos intransigentemente os interesses e a imagem do Belenenses sempre que seja esse o imperativo.
7 – Acha que a existência de uma só página do clube que reunisse toda a informação (seja do futebol profissional, modalidades e escalões de formação) seria mais benéfico para o clube, ou não seria possível partilhar tanta informação específica sobre cada área?
Seria possível e desejável, seguramente que os cem mil seguidores no facebook já seriam perto de cento e cinquenta mil se as sinergias decorrentes, por exemplo, da presença na Liga Europa, tivessem sido potenciadas. Temos muita pena de não disponibilizar mais conteúdos do futebol profissional do Belenenses no canal oficial do Clube no facebook mas, como já foi dito, não só essa informação não nos chega como verificamos que não existe disponibilidade por parte da empresa que gere o futebol sénior para colaborar com o Clube nesta área.
Podemos dizer-lhe, a título de exemplo, que continuamos à espera de um pequeno depoimento de um atleta que solicitámos e que nos foi prometido em Dezembro de 2014…
Acresce a questão financeira: como é evidente, um canal de facebook com cento e cinquenta mil seguidores gera receitas comerciais. Se esse canal tiver o conteúdo futebol, essa receita multiplica por dois. Mas não podemos obrigar ninguém a entender esta equação simples, pelo que seguiremos o nosso caminho de crescimento com o que temos, fazendo a nossa parte para que os canais do Belenenses sejam cada vez mais positivos e participados