A competição conta com um total de 54 filmes nas suas cinco diferentes categorias (Longas-Metragens, documentários, curtas-metragens, In My Shorts e Queer Art), com representação dos filmes mais recentes e relevantes do Cinema Queer internacional, abrangendo quadrantes desde o Brasil ao Japão, de Taiwan à Suécia, dos EUA à França, e com uma forte presença europeia. Dos 32 países presentes, os EUA é o país mais representado com 21 filmes, seguindo-se pela Alemanha a França estão representados, com 12 filmes cada, seguindo-se o Brasil, com 10 filmes.
Paralelamente à programação central, são organizadas secções fora de competição, sessões especiais e ciclos temáticos dedicados a um realizador, tema ou país, retrospectivas sobre representações da homossexualidade na história do cinema, secções dedicadas a subgéneros do Cinema Queer, bem como um conjunto de actividades paralelas, como workshops ou a organização de exposições e instalações.
É um festival de cinema de irrompe com a expressão cinematográfica mais comum, dando um novo sentido estético e narrativo ao panorama do cinema mundial, procurando colmatar o acesso restrito ao grande público.
A programação completa do Queer Lisboa 21 pode ser consultada aqui e o calendário de sessões aqui.