CA Notícias, as últimas notícias do mundo do desporto, da tecnologia e do entretenimento. Os últimos resultados, lançamentos, estreias.

Crítica: “The Florida Project”

Um filme de Sean Baker.

“The Florida Project” é um filme de Sean Baker que nos apresenta Moonee, uma criança de seis anos, e o seu pequeno grupo de amigos, todos eles residentes de um pequeno motel situado perto do Parque Disneyworld.


O filme começa logo por se centrar no contraste entre o mundo fantástico do Parque temático da Disney e a vida pobre que se leva nos bairros que o rodeiam. Neste sítio onde Moonee mora com a sua mãe, a toxicodependência e a prostituição são problemas presentes.

A mãe de Moonee, Halley, é uma jovem rebelde com pouco dinheiro, que foge muito às suas responsabilidades. Não trabalha e tenta ganhar dinheiro de formas ilegais, o que leva ao desfecho menos feliz do filme. Por sua vez, Moonee e as outras crianças andam meio ao abandono e são extremamente mal-educadas. São crianças que têm de enfrentar duras realidades, algo muito distinto das fantasias da Disney.

Algo muito positivo neste filme são precisamente as interpretações das crianças. Soam tão naturais que parece que nem tiveram guiões. O filme tem momentos bastante engraçados principalmente por causa deste grupo de amigos.

Para além do contraste óbvio entre a Disneyworld e os bairros, também existe um grande contraste entre as cores e este lado mais “escuro” da vida de alguns dos residentes. Praticamente todos os cenários do filme são coloridos: prédios em tons pastel, lojas com montras cheias de cores, roupas com cores vivas… Mas depois existe este lado escuro das drogas e da prostituição que surge à noite, quando todas as outras cores bonitas deixam de ser visíveis.

“The Florida Project” é um filme diferente, capaz de expor vários problemas através do ponto de vista das crianças e tem um final surpreendente. Os últimos minutos são a cereja no topo do bolo.

80%

The Florida Project

Orlando, Florida. A capital mundial das férias. Um paraíso soalheiro ao qual acorrem anualmente milhões de turistas de todo o mundo, que ali gastam ansiosamente as suas poupanças para férias. Um Reino Mágico que preside sobre incontáveis parques temáticos, jantares com espectáculos e estâncias de férias. Mas a escassos passos destes 112km2 área de magia, a história que se conta é bem diferente...
  • Joana Maria
  • Miguel Ângelo

Deixar uma resposta

X