O Presidente da SAD do Belenenses, Rui Pedro Soares, falou à Bola Branca (Rádio Renascença) sobre a pena “injusta” aplicada ao seu treinador Julio Velázquez , revelando-se naturalmente indignado pelo facto do treinador espanhol nem se puder ter defendido ou ser ouvido antes de conhecer o castigo aplicado.
“Soube que só dentro de cinco dias vamos receber o relatório do árbitro, antes disso já o Julio Velázquez cumpriu o castigo contra o Arouca e o recurso não terá qualquer consequência. É uma vergonha, uma autêntica vergonha. E também não deixa de ser verdade que se o árbitro não esteve bem no jogo em Moreira de Cónegos, é importante conhecer o que escreveu no relatório e porque é que há aqui uma total falta de objectividade e sobretudo de coerência, quando comparamos com outros casos de treinadores que foram expulsos”, reclama.
Rui Pedro Soares relembrou implicitamente também a diferença de tratamento dada aos treinadores de outros clubes, como foi o caso de Jorge Jesus e Julen Lopetegui, que após terem sido expulsos nos jogos contra Tondela e Académica, respectivamente, acabaram apenas por ser repreendidos e multados em 77 e 153 euros, tendo isso servido para alimentar ainda mais o sentimento de injustiça que neste momento invade a SAD dos azuis.
O Presidente da SAD aproveitou o facto de estarmos em semana europeia, para criticar a oligarquia que existe no futebol nacional actualmente.
Rui Pedro Soares reconhece mérito às celebrações, quando “as equipas a que chamam grandes conseguem bons resultados [na Europa] contra adversários que têm o dobro e o triplo do seu orçamento”. No entanto, frisa que o mesmo não se aplica a nível interno, já que o sistema “parece uma oligarquia”.
Os grandes, que são pequenos lá fora, “concentram toda a riqueza produzida”. “É incompreensível”, concluindo assim esse tema.
De forma a puder ultrapassar o Arouca no Domingo, apesar da contrariedade do treinador não se puder sentar no banco de suplentes, Rui Pedro Soares refere que a entrada no jogo para os sócios do clube será gratuita.
“Decidimos que a entrada no jogo de domingo para os sócios do Belenenses será livre. Eu apelo a que os sócios do Belenenses estejam presentes em grande número e que apoiem num jogo que será extraordinariamente difícil e que depois deste castigo se percebe que ainda será mais. Depois de conhecer o relatório do árbitro estarei em condições de saber o que fazer”, concluiu.