in

Encontros Imaginários na Amadora com Sidónio Pais, Luís Buñuel e Isadora Duncan

, Encontros Imaginários na Amadora com Sidónio Pais, Luís Buñuel e Isadora Duncan

A próxima sessão dos Encontros Imaginários na Amadora realiza-se no dia 10 de setembro (segunda-feira), pelas 21h30, no auditório da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, como habitualmente, e recordará as personagens da História: Sidónio Pais, Luís Buñuel e Isadora Duncan.


Os Encontros Imaginários na Amadora são uma iniciativa organizada pela Associação Amadora Passado, Presente e Futuro e pelo Teatro Passagem de Nível, e que conta com o apoio da Câmara Municipal da Amadora. Nestes encontros, pretende-se fomentar o confronto de ideias, através de personagens marcantes da História da Humanidade.

Entrada livre.

Sinopse | Nesta sessão, serão recordados: Sidónio Pais, Luís Buñuel e Isadora Duncan.
«Aqui não há textos decorados, não há cenários, não há iluminação, apenas o confronto de ideias através de personagens marcantes da História da Humanidade. Desta vez estarão em palco:
Sidónio Pais (1872-1918) | Presidente da república entre abril e dezembro, de 1918. Alterou a Constituição de 1911, gerando uma onda de violência assassinatos, prisões e exílios para África e Timor. Fernando Pessoa chamou-lhe Presidente-Rei e Sidónio é considerado um percursor dos fascismos europeus e um antepassado ideológico de Salazar. Foi assassinado em dezembro de 1918 por um militante republicano.
Luís Buñuel (1900-1983) | Surrealista, anarquista e anti-franquista, foi companheiro de Frederico Garcia Lorca e Salvador Dalí. Consagrou-se como cineasta com uma ampla carreira internacional e realizou filmes de saborosos escândalos como Viridiana e O Charme discreto da burguesia.
Isadora Duncan (1877-1927) | Coreógrafa e bailarina norte-americana, a maga da dança moderna, professora de uma escola em Moscovo para crianças pobres apoiada por Lenine, espalhará a beleza e a poesia neste confronto ácido entre os seus companheiros de debate.».

Associação Amadora, Passado, Presente e Futuro
Sobre os Encontros Imaginários:
Uma iniciativa do encenador e dramaturgo Hélder Costa do Grupo de Teatro A Barraca.
“O percurso irregular do Conhecimento e da Cultura, na Política, na Arte, na Economia, nas Religiões e na Ciência. Nas palavras do próprio autor, “os Encontros Imaginários não são uma peça de teatro, são sim um exercício de para-teatro, não há textos decorados, não há cenários, não há iluminação. São uma demonstração pública que a aprendizagem pode ser lúdica, agradável e de dimensão popular. Ser culto sem ser elitista e popular sem ser populista.”
Associação Amadora Passado Presente e Futuro.

Via

, 2.ª temporada de Marvel – Punho de Ferro chega hoje à Netflix

2.ª temporada de Marvel – Punho de Ferro chega hoje à Netflix

, ‘AMC Visionaires: James Cameron – A história da ficção científica’ estreia 7 Setembro no AMC

‘AMC Visionaires: James Cameron – A história da ficção científica’ estreia 7 Setembro no AMC