A EDUCADORA DE INFÂNCIA é um filme de Sara Colangelo, com Maggie Gyllenhaal, Gael García Bernal e Parker Sevak que chegará aos cinemas portugueses a 3 de Janeiro.
Em colaboração com a Alambique (distribuidora do filme), a Zero em Comportamento está a organizar uma Sessão Especial no dia 5 de Janeiro, seguida de debate, nos Cinemas UCI do El Corte Inglés.
O acesso à exibição do filme e ao posterior debate é feito, exclusivamente, através da compra de um bilhete de cinema, na bilheteira do cinema ou através da bilheteira online, como acontece para qualquer filme.
O filme estreia em Lisboa, Porto, Coimbra e Leiria a 3 de Janeiro.
Press release sobre a sessão:
Pretendemos falar sobre a nossa vida numa cultura materialista, sobre como lidar com os nossos filhos e os nossos educandos face à cultura crescente dos telemóveis, dos gadgets electrónicos, das apps e das redes sociais.
E queremos muito falar sobre qual o papel da educação e/ou da escola nisto tudo? Consegue a escola apoiar/incentivar a arte, a linguagem, a reflexão? Faz sequer sentido pensar nisso?
E qual o poder transformador da arte? Será que isso existe mesmo? Será que, como diz Lisa, a Educadora de Infância, podemos/devemos apoiar, proteger, acarinhar os nossos pequenos “Mozarts”? Ou será que devemos, tal como pensa o pai do pequeno Jimmy, tentar que as crianças tenham simplesmente uma vida normal?
Além disso, quereremos saber qual a capacidade que os professores têm para acarinhar uma eventual descoberta de um pequeno génio como o do filme? Será que chegam realmente a aperceber-se de alguém assim? E, sabendo que cada professor/educador de infância lidará com centenas, ou mesmo milhares, de crianças ao longo da sua vida profissional, alguma vez aconteceu-lhes algo parecido?
E se invertermos a hipótese do filme e, em vez de um génio, a professora fosse confrontada com uma criança maltratada ou que manifesta dificuldades de integração?
O que podem os professores e/ou as escolas fazer nesses casos?
São estas questões que seras discutidas no debate após o filme.