Descolonização Portuguesa em destaque no novo projeto multimédia da RTP
in , ,

Descolonização Portuguesa em destaque no novo projeto multimédia da RTP

A RTP tem um novo projeto multimédia denominado ‘Descolonização Portuguesa: os 500 dias do fim do Império’.

A RTP continua a sua aposta no desenvolvimento da oferta nas plataformas digitais, com especial atenção à Cultura e Educação. O novo projeto é uma viagem por um período marcante da história contemporânea portuguesa que pode visitar em www.rtp.pt/descolonizacaopt.

Em ‘Descolonização Portuguesa: os 500 dias do fim do Império’, a RTP dá a conhecer uma história que começa com a Conferência de Berlim e o Mapa Cor-de-rosa e prossegue com o envolvimento de Portugal na I Guerra Mundial, com as vagas de descolonização após a II Guerra Mundial, com a intransigência de Salazar e com o consequente isolamento internacional de Portugal. Destaque o início da guerra em três frentes: Angola, Guiné e Moçambique, a liderança de Marcello Caetano, a Revolução de Abril. E temos os dados marcantes dos 500 dias do fim do Império que começam a 8 de junho de 1974 quando reunidos em plenário, na Manutenção Militar, os oficiais do MFA decidem avançar com um cessar-fogo imediato no Ultramar e vai até novembro de 1975.

site coloca em diálogo o acervo dos diferentes arquivos parceiros deste projeto e os arquivos da RTP e essa é a sua mais-valia. Com esta agregação é possível ficarmos a conhecer e perceber melhor alguns factos que fizeram a Descolonização. A RTP contou com especial colaboração do Arquivo da Torre do Tombo, Arquivo Diplomático, Arquivo Ultramarino, Arquivo do Exército, da Marinha e da Força Aérea e a Fundação Mário Soares. Esta é uma plataforma com o aval científico do Instituto de História Contemporânea.

Neste site irá encontrar documentos que nunca foram publicados, como o relatório final da queda da Índia elaborado por Vassalo e Silva, último governador no território, e que se encontra no Arquivo da Marinha. Ou ainda, os apontamentos de Marcello Caetano durante a reunião com Spínola, dias depois da apresentação do livro “Portugal e o Futuro”, que já tinham sido publicados parcialmente em 1976, mas que aqui se encontram na íntegra. Como também discursos em áudio de Oliveira Salazar de finais da década de 30 e início da década de 40.

Descolonização Portuguesa em destaque no novo projeto multimédia da RTPGoogle Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
MEO Sudoeste apresentou hoje todas as novidades da sua 22.ª edição

MEO Sudoeste apresentou hoje todas as novidades da sua 22.ª edição

NOS Alive ’18 – Sugestões para o segundo dia, 13 de Julho

NOS Alive ’18 – Sugestões para o segundo dia, 13 de Julho