O Queer Lisboa está quase aí, mas o Queer Porto – Festival Internacional de Cinema Queer já lançou o seu programa oficial. Destaca-se a presença do escritor Dennis Cooper, bem como de um programa intitulado “As Pinturas Fílmicas de Carolee Schneemann” focado no trabalho da performer norte-americana. O evento terá ainda outras atividades como documentários sobre a influência da cultura queer na moda, performances dos Mont de Dutor e Liad Hussein Kantorowicz e um concerto de Alexander Geist.
O evento decorrerá em três locais em simultâneo: no Teatro Rivoli, no Maus Hábitos e na Mala Voadora. A abrir o evento teremos o filme brasileiro “Bixa Travesty”, realizado por Claudia Priscilla e Kiko Goifman. No encerramento será “Shéhérazade”, do realizador francês Jean-Bernard Marli que se irá destacar.
“Breaking The Frame” | Foto de Porto QueerO program de “As Pinturas Fílmicas de Carolee Schneemann”, será uma oportunidade única de ficar a conhecer a história de uma das mais importantes performers queer norte-americanas. Dentro dessa parte do evento será exibido o documentário Breaking the Frame (2012), de Marielle Nitoslawska, bem como dois filmes realizados pela própria Carolee Schneemann: Interior Scroll – The Cave, 1975-1995 (1995) e Vulva’s School (1995).
“L’animale” | Foto de Porto QueerUm dos pontos altos do evento será a Competição Oficial, na qual oito longas-metragens de ficção ou documentais serão exibidas. O júri será composto por três elementos: o artista e curador Da Mata, a performer Liad Hussein Kantorowicz, e Tiago Alves, radialista e jornalista. O prémio de 3.000€, é atribuído pela RTP2 assim como a compra dos direitos de exibição do vencedor.
Estas serão as produções que irão disputar o prémio principal:
“1985” de Yen Tan (EUA, 2018)
“L’Animale” de Katharina Mückstein (Àustria, 2018)
“Call Her Ganda” de PJ Raval (EUA, 2018)
“Dykes, Camera, Action!” de Caroline Berler (EUA, 2018)
“Les Garçons Sauvages” (“The Wild Boys”) de Bertrand Mandico (França, 2017)
“Permanent Green Light” de Dennis Cooper e Zac Farley (França, 2018)
“The Rest I Make Up” de Michelle Memran (EUA, 2018)
“Soldatii. Poveste din Ferentari” (“Soldiers. Story from Ferentari”) de Ivana Mladenovic (Roménia, Sérvia, Bélgica, 2017)
Há ainda a competição “In My Shorts”, na qual vão participar filmes vindos de escolas portuguesas, especificamente, da Escola Superior de Artes e Design de Leiria, da Escola Artística de Soares dos Reis e da Escola Superior de Teatro e Cinema. O prémio desta inciativa será um equipamento de vídeo oferecido pela Much Underwear (no valor de 400€), bem como uma formação especializada ofereicida pela Escola Restart (no valor de 500€).
Estes serão os filmes em competição:
“Brthr” de Inma Veiga (Portugal e Espanha, 2017)
“Camel Toe” de Alexandra Barbosa (Portugal, 2017,)
“Onde o Verão Vai (Episódios da Juventude)” / “Where the Summer Goes (Chapters on Youth)” de David Pinheiro Vicente (Portugal, 2018)
“Púrpura” (“Purple”) de Pedro Antunes (Portugal, 2017)
“Viciada no Amor” (“Addicted to Love”) , Inês Sambas (Portugal, 2017)
No Rivoli destaca-se uma iniciativa inteiramente dedicada à moda, especificamente preenchida por diversos documentários sobre o tema:
“George Michael: Freedom – Director’s Cut” de George Michael e David Austin (Reino Unido, 2018)
“Kevyn Aucoin – Beauty & the Beast in Me” de Lori Kaye (EUA, 2017)
“We Margiela”, mint film office (Países Baixos, 2017)
No Maus Hábitos salientamos a performance “Pussy. An ongoing performative research”, de Liad Hussein Kantorowicz. O espetáculo aborda questões ligadas à discriminação contra as mulheres bem como da sexualização do feminino. A encerrar o festival na Mala Voadora, será “#LOSMICRÓFONOS”, do grupo espanhol Mont de Dutor, cujo foco será na cultura pop.
Alexander Geist | Foto de Porto QueerO encerramento do evento no Maus Hábitos estará a cargo dos DJ’s Simone e André Fonseca de Carvalho, seguindo-se um concerto de Alexander Geist, considerado figura de culto da cena underground europeia.