“Airborne”, dos Cut Copy, já está disponível para streaming e download em todas as plataformas digitais
Os Cut Copy estão de volta com “Airborne”, o primeiro single oficial da banda em quatro anos. Com partes iguais de guitarras, sintetizadores celestiais e uma linha de baixo forte, este tema viciante está em constante mutação, balançando-se entre imagens do caos (“jagged teeth made of glass, rising up”) e um refrão firme: “That don’t stop me.” A canção é a primeira novidade revelada do novo material que a banda australiana tem vindo a gravar em estúdios de todo o mundo. “Airborne” já está disponível para streaming e download, tendo sido produzida por Ben Allen (Deerhunter, Animal Collective) e assinala o primeiro lançamento dos Cut Copy pela Astralwerks.
Esta semana, foram revelados pequenos excertos de “Airborne” em vários locais de todo o mundo – incluindo a Estação de Bedford Avenue em Nova Iorque e a Amoeba Records em Los Angeles – dando aos utilizadores de iPhone que se encontrassem próximos desses locais de ouvirem em primeira mão o tema.
Ao longo da última década os Cut Copy tornaram-se um nome de dimensão verdadeiramente internacional, esgotando concertos de grandes dimensões e liderando festivais prestigiados como Coachella, Ultra, Lollapalooza, Primavera Sound, Pitchfork Paris ou o Big Day Out, na Austrália. O espetáculo ao vivo dos Cut Copy distingue-se por uma grande energia, aliada à beleza da complexidade das suas canções. Temas que têm vários níveis, da melodia a secções com dissonâncias, referências a vários géneros musicais, incluindo o disco e o pós-punk, tudo isto é misturado de uma forma que dá origem a grandes canções pop.
Começaram por ser um projeto que nasceu no quarto do vocalista, Dan Whitford, tendo os Cut Copy evoluído para uma autêntica banda com a inclusão do guitarrista Tim Hoey, do baterista Mitchell Scott e do baixista Ben Browning. Os quatro álbuns de estúdio do quarteto incluem “Zonoscope” (2011), que venceu dois ARIA Awards e foi nomeado para um Grammy, e “Free Your Mind” (2013), que recebeu uma pontuação de 8/10 da “Under The Radar”.
As canções da banda já foram licenciadas para programas de televisão, jogos, anúncios, incluindo campanhas da Chevrolt, Netflix, Amazon e Levi’s #LiveinLevis. A cultura DJing é uma parte importante da identidade dos Cut Copy, tendo o grupo criado uma mix célebre para a Fabric, a “Fabriclive.29”, além da compilação de música de dança “Oceans Apart”.