CA Notícias
Canal Alternativo de Notícias, as últimas notícias do mundo do desporto, da tecnologia e do entretenimento. Os últimos resultados, lançamentos, estreias.

Crítica Teatro – “Filhos do Retorno”, uma criação Teatro do Vestido

Filhos do Retorno é uma produção do Teatro do Vestido, com direção de Joana Craveiro. O espetáculo estará em cena até o dia 1 de julho na Sala Estúdio do Teatro Nacional D. Maria II.


Depois de Retornos, Exílios e Alguns que Ficaram, que revivia memórias da descolonização a partir dos testemunhos de quem a viveu, o Teatro do Vestido apresenta Filhos do Retorno, um espetáculo que compreende uma dimensão histórica e humana a que o Teatro do Vestido já nos habituou.

Neste espetáculo somos convidados a olhar para a história da descolonização portuguesa através do olhar das gerações que não viveram esses acontecimentos diretamente. Num relato muito pessoal e emotivo, Cláudia Andrade, Daniel Moutinho, Lavínia Moreira, Marina Albuquerque e Rafael Rodrigues partilham a sua própria história e a história das suas famílias.

A interpretação dos cinco atores é emotiva e cativante. A sua relação pessoal com as histórias é notória através das emoções e da entrega demonstradas. Sendo um espetáculo criado a partir dos seus próprios testemunhos percebe-se o desafio emocional e psicológico que isso implica. Desafio este que é superado, resultando em momentos ímpares de partilha com o público.

O espaço cénico é cuidadosamente decorado com elementos relacionados com as histórias contadas. Nada é deixado ao acaso e todos os objetos presentes no cenário são utilizados ao longo da performance, não sendo apenas elementos decorativos. O espetáculo apresenta vários elementos de multimédia, o que favorece o seu dinamismo.

O espetáculo é pautado por uma conceção que valoriza a conjugação de vários momentos distintos. A alternância entre cenas cómicas e cenas mais emotivas proporciona ao espectador uma experiência cativante. No entanto, a dramaturgia apresenta algumas repetições injustificadas.

Filhos do Retorno é um bom espetáculo. O entretenimento do público é garantido, pelo tema, pela performance dos atores e através da interatividade já habitual nos espetáculos criados pelo Teatro do Vestido.

80%
  • Aldomiro Silveira

X