in ,

Crítica Séries – ‘Juventus: Equipa Número 1’

, Crítica Séries – ‘Juventus: Equipa Número 1’

A Netflix aposta numa nova série documental sobre a vida diária da equipa de futebol da Juventus no início desta época. ‘Juventus: Equipa Número 1’ mostra-nos os momentos antes, durante e depois dos jogos importantes.

A gigante do streaming Netflix tem assumido uma posição de destaque no mercado de entretenimento e isso muito se deve à sua aposta em conteúdos originais e globais. Neste momento a concorrência cada vez é maior e também aposta em conteúdo original de qualidade e diversificado como é o caso da Amazon, Hulu, HBO e agora também com a Disney a apostar forte no segmento. Por isso uma aposta como esta, numa parceria com a Juventus, um dos maiores clubes de futebol do mundo, pode fazer maravilhas para cimentar o estatuto da Netflix. Os fãs do desporto-rei (e existem muitos no mundo) têm aqui uma série que mostra como um clube de topo se prepara para um época difícil e que tem como objectivo a conquista da 7ª liga italiana consecutiva, e a Liga dos Campeões que tem fugido ao clube de Turim nos últimos anos.


‘Juventus: Equipa Número 1’ é uma série documental de 6 episódios, mas que para já só estão disponíveis os primeiros 3, enquanto que os restantes deverão ser disponibilizados até ao final do ano, e isso poderá ter a ver com o facto da época ainda estar a decorrer. Os episódios que podem ser vistos neste momento apresentam-nos a equipa da Juve e o progresso da equipa desde a pré-época até ao Natal. A série foca-se tanto na preparação táctica e física da equipa liderada por Massimiliano Allegri, como no dia-a-dia das suas maiores estrelas como Buffon, Marchisio, Chielini ou Higuaín. E aí reside o maior interesse da série, perceber todos os aspectos que contribuem e influenciam o rendimento de um clube nas provas que disputa.

Para além da mistura entre a vida pessoal e profissional dos atletas, também ficamos a conhecer mais da história do clube e da cidade de Turim, o que acaba por ajudar a compreender o estatuto do clube e a realidade em que está inserido. É interessante ver a progressão e o desenvolvimento do plantel ao longo dos episódios. No início do primeiro episódio, temos uma Juve na pré-época, com os atletas mais importados com a recuperação da condição física e com a aproximação com os seus adeptos, enquanto que nos seguintes já assistimos a momentos de jogos decisivos para a Champions (o jogo frente ao Sporting em Itália é um dos grandes destaques da primeira metade da temporada da Juventus) e Liga Italiana.

Nos três primeiros episódios da série, a Netflix consegue oferecer uma visão romântica e detalhada da vida de uma potência futebolística, como é o caso da Juventus. Na actualidade em que o futebol está cada vez mais na lama mediática (pelo menos por cá), é refrescante ver, por exemplo, Buffon a respeitar a paixão do desporto-rei por parte dos fãs e a contribuir para que essa paixão se mantenha. Se é fã de futebol ou de desporto em geral, esta série é recomendada, caso não seja talvez consiga perceber o porquê de muitos de nós perdermos tanto tempo das nossas vidas a seguir o desporto.

, Sub-19 seguem sem perder na 2ª fase e avançam para os 14 pontos

Sub-19 seguem sem perder na 2ª fase e avançam para os 14 pontos

, Golo de Grimaldo: Benfica (2)-0 Marítimo (Liga 25ª J)

Golo de Grimaldo: Benfica (2)-0 Marítimo (Liga 25ª J)