Joker é o novo filme de Todd Phillips, protagonizado por Joaquin Phoenix, em que é dada uma nova vida ao icónico vilão da DC Comics. Uma história bastante intensa sobre a fragilidade, a loucura e a crueldade da personagem, que é muitíssimo bem retratada por um excelente argumento, e pela interpretação soberba de Phoenix.
Sozinho na multidão, Arthur Fleck procura conectar-se com alguém. Porém, enquanto caminha pelas ruas poluídas de Gotham, usa duas máscaras. Uma delas pinta-a no seu dia a dia enquanto trabalha como palhaço; a outra nunca a pode remover. É uma tentativa fútil de sentir que pertence ao mundo à sua volta. O passado do vilão é aqui explorado de forma muito interessante. Joker é uma personagem delicada, marginalizada pela sociedade e traumatizada pelos fantasmas do seu passado. O argumento, da autoria de Scott Silver e Todd Phillips, está muito bem escrito, conseguindo a proeza de captar perfeitamente a essência da personagem de BD, mas dando-lhe uma imagem completamente nova.
Joaquin Phoenix carrega o filme as suas costas, e fá-lo da melhor forma. Tudo aqui é pensado para enriquecer a personagem, desde a estrutura do filme, até aos detalhes da caracterização. O desenvolvimento psicológico de Joker é, sem dúvida alguma, aquilo que este enredo tem de melhor. As suas gargalhadas forçadas, a dor no seu interior e a crueldade da sua loucura, são transmitidas através de um tom muito bem desenvolvido e controlado ao longo de todo o filme. A complexidade do enredo é tal, que há momentos em que compreendemos as atitudes de Arthur e nos sentimos próximos dele, mas há também outros em que a sua personalidade atinge exageros que nos fazem querer afastar da personagem.
Joker é uma longa-metragem incrível sobre uma personagem de BD. No entanto, não cai na tendência de ser mais um filme sobre o vilão, que já várias vezes foi retratado, umas melhores que outras. O filme de Todd Phillips é de uma qualidade elevada e surpreendente. O argumento, a realização e a prestação de Joaquin Phoenix fazem desta versão de Joker, algo completamente novo e memorável, permitindo que o filme se diferencie de todos os outros que lhe são anteriores, ocupando o seu próprio lugar no universo obscuro da DC Comics.