in ,

Crítica: “O Estrangeiro” (The Foreigner)

Crítica: “O Estrangeiro” (The Foreigner)

“O Estrangeiro” é um filme de Martin Campbell (o realizador de “007: Casino Royale” e “A Máscara de Zorro”) que traz consigo o regresso de Jackie Chan e Pierce Brosnan ao grande ecrã.

A trama começa com um inesperado ataque terrorista em Londres, no qual a filha de Quan (interpretado por Jackie Chan) morre. A partir daí, este homem humilde, que era apenas o dono de um restaurante em Chinatown, deseja continuar a viver apenas para descobrir quem foram os culpados pela morte da sua filha. Então, Quan tenta falar com um homem do governo, Hennessy (interpretado por Pierce Brosnan), e pede-lhe que encontre os culpados. Depois de ser ignorado várias vezes, começa a ameaçá-lo e descobre alguns segredos do passado deste que metem a sua profissão em causa.

Posso dizer, desde já, que aquilo que parecia ser um filme com uma história ao estilo de “Taken” tornou-se, afinal, num thriller bastante político. Logo no início somos confrontados com um ataque que, percebemos de seguida, foi feito por membros de um grupo terrorista Irlandês (o IRA Exército Republicano Irlandês).

O filme pode ser facilmente dividido em duas partes, sendo que a primeira é a mais dramática da história e é na qual se dá o acontecimento mais marcante: a grande explosão que mata a filha de Quan. A partir do momento em que este homem perde a sua filha, conseguimos ver o seu desespero e dá-se uma grande mudança na sua vida. Uma pessoa que até aí era apenas um pai trabalhador, transforma-se num homem sedento por vingança.

A segunda parte começa quando Quan se dirige pela primeira vez a Hennessy, pedindo-lhe que encontre os culpados pela morte da filha. A partir daqui o filme torna-se um pouco repetitivo, especialmente por causa da impaciência de Quan. Isto é compreensível, mas as próprias falas repetem-se inúmeras vezes, o que acaba por ser saturante. No entanto, à medida que a trama se vai desenrolando, a vingança de Quan deixa de ser o ponto fulcral (mas nunca é esquecida) e os temas políticos começam a fazer parte da ação, o que altera bastante o ritmo da história.

Ao falar deste filme, é preciso destacar a fantástica representação de Jackie Chan e é precisamente aqui que está o problema de “O Estrangeiro”. Acontece que, a partir de certo momento, apenas queremos ver a personagem de Jackie Chan. Parece que o resto do filme não lhe chega aos calcanhares e algumas cenas tornam-se mesmo aborrecidas quando ele não está presente. Queremos saber mais sobre esta personagem e queremos mais cenas de ação com ela. Porque, na verdade, cada cena de ação que Chan faz neste filme é uma bela coreografia e é agradável ao olhar.

Felizmente, a par com a excelência da interpretação do protagonista, temos também uma magnífica banda sonora composta por Cliff Martinez, que traduz na perfeição todo o drama presente nesta história.

No final, o filme acaba por não surpreender tanto quanto desejamos, mas mantém-nos agarrados até ao último minuto.

“O Estrangeiro” chegou esta quinta-feira às salas de cinema portuguesas.

Crítica: “O Estrangeiro” (The Foreigner)Google Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
Despacito é o primeiro video no Youtube a atingir 4 mil milhões de visualizações

Despacito é o primeiro video no Youtube a atingir 4 mil milhões de visualizações

Vencedores: Antestreia de “O Pequeno Vampiro” (Versão em Português)

Vencedores: Antestreia de “O Pequeno Vampiro” (Versão em Português)