in , , ,

Crítica Cinema – “A Morte de Estaline” (The Death Of Stalin)

CA Notícias | Entretenimento, desporto, tecnologia e lifestyle

“A Morte de Estaline” é um filme de Armando Iannucci que conta com Steve Buscemi, Jason Isaacs, Paddy Considine e Paul Ready no elenco.

Baseado na banda desenhada “The Death Of Stalin” de Fabien Nury e Thierry Robin, o filme leva-nos para o ano de 1953 em Moscovo e segue os últimos dias do ditador soviético e o caos depois da sua morte.

Em primeiro lugar, podemos deixar claro, desde já, que este é um filme com muito humor negro. Aqui são expostos, de uma maneira cómica, todos os crimes contra a humanidade que eram praticados naquela altura. É possível que muitas pessoas pensem que o humor aqui presente chega mesmo a ser ofensivo, mas a maioria vai achar que o resultado é uma sátira política que funciona bastante bem porque, apesar de ser uma comédia, o filme pretende mostrar a natureza destas pessoas que matavam e governavam e temos sempre presente a ideia de que ninguém aqui é bom.

Em segundo lugar, é importante dizer que o filme fica bem porque os atores estão todos muito credíveis. Steve Buscemi, que aqui interpreta Nikita Khrushchev, é quem acaba por se destacar no filme, até porque é aquele que tem mais momentos que levam ao riso. Quando no início do filme, por exemplo, é logo dito que “os inimigos de Estaline vão acabar mortos” vemos um grande esforço por parte de todos em cair nas boas graças do ditador. Em destaque, vemos Nikita Khrushchev a contar algumas piadas e mais tarde a falar com a mulher sobre quais foram as piadas que levaram Estaline a rir e quais não provocaram reações no ditador, enquanto ela vai anotando tudo. Este é um momento do filme bastante engraçado.

Outro fator a favor do filme é a maneira como as personagens são introduzidas. Cada vez que aparece alguém novo, há uma legenda que diz quem é essa personagem. Tendo em conta que existem várias personagens, isto ajuda a tornar o filme menos confuso e sempre marca alguma diferença.

No geral, “A Morte de Estaline” é um daqueles filmes negros com um bom plot e que conseguem arrancar várias gargalhadas. Provavelmente no final o espectador vai ficar de consciência pesada por rir com algumas partes, mas é inevitável…

P. Ferreira 1-1 Belenenses (Liga 31ªJ): Resumo

P. Ferreira 1-1 Belenenses (Liga 31ªJ): Resumo

CD Feirense, Golo, Briseño, 85m, 2-1

CD Feirense, Golo, Briseño, 85m, 2-1