in , , ,

Crítica Cinema – American Animals: O Assalto (2018)

Crítica Cinema – American Animals: O Assalto (2018)

American Animals: O Assalto é o novo filme de Bart Layton, protagonizado por Evan Peters, Blake Jenner, Barry Keoghan e Jared Abrahamson. A longa-metragem que se assume não como baseada em factos verídicos, mas como uma história verídica, faz uma mistura muito interessante entre documentário e ficção, contando a história de um crime de forma envolvente e muito original.


Esta é a inacreditável, mas real, história de quatro jovens universitários que fizeram uma das tentativas de assalto mais audaciosas da história dos Estados Unidos da América: roubar livros da biblioteca da Universidade de Kentucky, que pelo seu valor científico e histórico, são avaliados em 10 milhões de euros. Spencer, Warren, Eric e Chas procuravam uma mudança nas suas vidas. Procuravam o sonho americano e para isso, acreditaram ser possível tornarem-se ricos do dia para a noite. Layton explora muito bem este tema através da sua realização e argumento. Escrito por si, este último estrutura muito bem a história, enche-a de detalhes e referências à história do cinema, que ironicamente é o que os inspira a planear o roubo.

Para além disto, o realizador faz uma escolha que não é muito comum, mas que sem dúvida torna o filme muito mais interessante e bastante original. Os verdadeiros Spencer, Warren, Eric e Chas são os narradores da trama, por vezes até comunicando directamente com os actores que os representam. O que aqui é feito é um cruzamento entre documentário e ficção, de modo a debruçar um olhar minucioso ao que de facto aconteceu, e uma quebra muito interessante da quarta parede. Os depoimentos confundem-se e assumem a sua ambiguidade. Os quatro olham para o próprio passado e reflectem sobre o que eram, e o que são agora. São quase como espectadores do enredo dentro do ecrã. A ficção conta-nos o que aconteceu, o documentário mostra-nos o arrependimento, o trauma e a recuperação dos envolvidos.  

A nível visual, a fotografia está bastante boa. As ilustrações de John Joseph Audubon, autor de um dos livros a ser roubados, para além de embelezarem a estética do filme, comparam os impulsos e os instintos da vida animal, aos valores e às intenções dos quatro principais. Pode-se até dizer que, de uma certa forma, contribuem um pouco para o aprofundamento psicológico das personagens, aqui representadas de duas formas. É também importante salientar o grande desempenho dos quatro actores, Evan Peters, Blake Jenner, Barry Keoghan e Jared Abrahamson, que contracenam muito bem e dão vida aos quatro jovens universitários.

American Animals é sem dúvida surpreendente. É muito fácil um filme sobre factos verídicos limitar-se aos mesmos, através de uma narrativa simples e convencional, mas Bart Layton sabe tomar decisões e enveredar por outros caminhos. A mistura entre ficção e documentário é muito interessante e favorece imenso a narrativa. A história de um crime é contada de forma muito original, por meio de um argumento muito bem escrito e estruturado e uma realização muito boa. No fim, o espectador é deixado a reflectir sobre a ganância e o preço a pagar pelos seus actos, mas também sobre a possibilidade das segundas chances.

Crítica Cinema – American Animals: O Assalto (2018)Google Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
Blaya lança duas músicas novas: “Vem Na Vibe” e “Má Vida”

Blaya lança duas músicas novas: “Vem Na Vibe” e “Má Vida”

Animal Crossing e Luigi’s Mansion vão receber novos jogos na Nintendo Switch

Animal Crossing e Luigi’s Mansion vão receber novos jogos na Nintendo Switch