in

COVID-19. Queima das Fitas do Porto adiada para 2021

A Federação Académica do Porto (FAP) comunicou esta terça-feira, dia 17 de março, a decisão de cancelar a Queima das Fitas deste ano.

Queima das Fitas,Porto,covid-19, COVID-19. Queima das Fitas do Porto adiada para 2021
FAP

A Queima das Fitas do Porto, agendada para os dias 3 a 10 de maio, no Queimódromo, foi cancelada devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), anunciou esta terça-feira, dia 17 de março, a Federação Académica do Porto (FAP) em comunicado.


“Resultado de uma decisão ponderada, conjunta e tomada depois de esgotados todos os cenários de alternativa, deliberou a direção da FAP, com o apoio das suas associações de estudantes, cancelar a Queima das Fitas do Porto 2020”, lê-se num comunicado divulgado esta noite.

“Mais do que a tristeza que esta decisão possa deixar em cada um de nós, que respiramos a Academia do Porto, que temos carinho pelas nossas gentes e pelas nossas tradições, devemos ficar com o sentimento de dever cumprido: o dever de sermos um exemplo, de sermos cuidadores de nós e dos outros e de sermos jovens sem medo de fazer o certo mesmo quando é o mais difícil. Esta decisão é o mote para dizermos presente quando mais precisam de nós”, avança a organização.

“O dever de sermos um exemplo, de sermos cuidadores de nós e dos outros e de sermos jovens sem medo de fazer o certo, mesmo quando é o mais difícil. Esta decisão é o mote para dizermos presente quando mais precisam de nós”, refere Marcos Alves Teixeira, presidente da FAP, acrescentando que a academia também fará parte do lema “O Nosso Porto de encontro é #ficaremcasa”.

“A pandemia de Covid-19 teve a capacidade de, em pouco mais de três meses, impor mudanças colossais no nosso bem mais precioso, a nossa forma de viver. O mundo está a mudar e, naturalmente, todos somos, e devemos ser, parte dessa mudança”, refere.

No comunicado, a FAP destaca ainda o trabalho dos profissionais de saúde.

“A direção da FAP reconhece e valoriza o trabalho dos clínicos que estão a acompanhar o processo, muitos deles estudantes da nossa academia e reforça a importância das medidas de controlo. A partir de agora, as prioridades serão assegurar o regresso seguro a casa de quem esteja em mobilidade e/ou deslocado (e ainda o bem-estar dos permaneçam nas residências estudantis) e mobilizar esforços para que o ensino à distância se consubstancie da forma mais inclusiva e alargada possível”, adianta em comunicado.

O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou mais de 189 mil pessoas, das quais mais de 7.800 morreram. Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou hoje 448 infetados pelos novo coronavírus (COVID-19).

, COVID-19. Concerto de Xutos e Pontapés na Altice Arena adiado

COVID-19. Concerto de Xutos e Pontapés na Altice Arena adiado

, COVID-19. Met Gala 2020 adiada por tempo indeterminado

COVID-19. Met Gala 2020 adiada por tempo indeterminado