CONSTELAÇÃO BRAHMS #4
Música & Festivais | Clássica
Ciclo
Classificação Etária
A classificar pela CCE
Bilhete Pago
Todas as Idades
Promotor
Câmara Municipal do Porto
Breve Introdução
O Museu da Cidade apresenta um ciclo de recitais dedicado à música de câmara mais significativa de Johannes Brahms, autor alemão canónico da Época Romântica, e uma possível constelação de compositores próximos da sua obra.
Na Extensão do Romantismo, sob direção artística do Maestro Osvaldo Ferreira, músicos da Orquestra Filarmónica Portuguesa apresentarão todos os sábados de outubro, às 17h30, um recital dedicado à obra e influência de Brahms. O ponto de partida do ciclo assinala o Dia Mundial da Música, culminando o seu encerramento no último domingo de outubro, no terreiro da Extensão do Romantismo com um concerto de orquestra de entrada gratuita.
Mais de uma dezena de músicos interpretarão um repertório eclético, testemunho do estilo e poética diferenciadora do autor, em estreito diálogo com criações de outros compositores que marcaram o espírito romântico da sua época.
Sinopse
Neste quarto recital do ciclo “Constelação Brahms” do Museu da Cidade – Extensão do Romantismo teremos a oportunidade de testemunhar algumas das mais marcantes obras de dois geniais compositores do romantismo – Johannes Brahms e Sergei Rachmaninov. Na Sonata para violoncelo e piano que Rachmaninov dedicou a Anatoliy Brandukov, sublinha-se o piano, elevando-o ao violoncelo sendo responsável, inclusivamente, pela apresentação de vários temas musicais. O Trio para piano, violino e violoncelo de Brahms foi composto quando o compositor tinha apenas 20 anos, sendo uma das poucas obras com vários andamentos que se inicia numa tonalidade maior, terminando numa menor. São intérpretes três notáveis músicos que, oriundos de países distintos, demonstram que a música é polo de união – Carolina Frederico, Jed Barahal e Vasco Dantas.
Interpretação
VIOLINO, VIOLONCELO E PIANO
SERGEIRACHMANINOV (1811-1886)
Sonata para violoncelo e piano em sol menor, Op. 19
I. Lento – Allegro moderato
II. Allegro scherzando
III. Andante
IV. Allegro mosso
JOHANNES BRAHMS (1833-1897)
Trio para piano, violino e violoncelo nº 1 em si maior, Op. 8
I. Allegro con brio – Tranquillo – In tempo ma sempre sostenuto
II. Scherzo: Allegro molto – Meno allegro – Tempo primo
III. Adagio
IV. Finale: Allegro
Carolina Frederico: violino
Jed Barahal: violoncelo
Vasco Dantas: piano
Informações Adicionais
Endereço:
Rua de Entre Quintas, 220
4050-240 Porto
Autocarro/BUS:
200, 201, 207, 208, 300, 301, 302, 303, 501, 507, 601, 602, 801
Estacionamento:
Palácio de Cristal
Preços
- Entrada – 4€
Descontos
- Cartão Bibliotecas
- Cartão Porto
- Colaboradores MP
- Estudantes
Sessão
22 out 2022 17:30
Duração
60 minutos
Abertura Portas
17:30