in ,

As consequências do desastre de Fukushima em análise no Discovery Channel

As consequências do desastre de Fukushima em análise no Discovery Channel

Mais de sete anos depois, o mundo não se esqueceu o desastre de Fukushima, um acidente nuclear de grande dimensão, ocorrido a 11 de março de 2011. O ex Navy SEAL Joel Lambert, um homem ligado à ação e especialista em técnicas de sobrevivência, evasão e resistência, viaja até à Ilha de Honshu para analisar a zona e documentar os esforços dos habitantes locais para voltarem à normalidade. O resultado será exibido no documentário ‘Fukushima: Depois do Desastre’, que estreia no Discovery Channel a 27 de agosto às 21 horas.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Acidente_nuclear_de_Fukushima_I

Depois de sofrer o pior desastre ambiental da história recente, a cidade de Fukushima teve de enfrentar uma avalanche de desafios ambientais. Ainda hoje, apesar da zona de delimitação de 30 quilómetros declarada depois do desastre, a cidade ainda não é totalmente segura. Os ecologistas recomendaram a evacuação total da cidade, mas o governo japonês nunca chegou a tomar esta medida, argumentando que é mais conveniente esperar pela estabilização da central para comprovar se os níveis de radiação da cidade descem.

Durante a visita, Lambert vai conhecer os engenheiros e trabalhadores encarregados pelo desmantelamento da central, recebendo um curso prático de descontaminação, medidas de segurança em reatores, eliminação de resíduos radioativos e purificação e armazenamento de água contaminada. Mas isto não será suficiente para Lambert, que entrará no interior da central nuclear, onde ainda subsistem marcas do acidente.  O ex Navy SEAL terá ainda encontros com pessoas que sofreram na pele as sequelas do desastre. O objetivo de Lambert é averiguar de que maneira podemos preparar-nos para desastres futuros aprendendo com a experiência dos habitantes de Fukushima.

‘QUANDO A TERRA SE AFUNDA’

Depois de ‘Fukushima, depois do desastre’ e a partir das 22 horas, chega ao Discovery Channel o documentário ‘Quando a Terra se Afunda’, que coloca em destaque as crateras que se formam de forma espontânea no continente norte-americano. Este fenómeno, considerado por alguns como autênticas bombas geológicas continuam a ser uma ameaça para as populações ao permanecerem em ‘silêncio’ até à terra se abrir e engolir tudo e todos os que se encontram nesse local.

‘Quando a Terra se Afunda’ analisa este estranho e crescente fenómeno, numa altura em que se calcula que 20% da superfície norte-americana pode ser susceptível ao aparecimento destas crateras. O documentário mostra a preocupação existente entre a população, que tem muitas perguntas a fazer. O programa revela ainda histórias reais de sobreviventes deste fenómeno e testemunhas oculares, incluindo ainda a história de um homem que foi engolido vivo pela Terra enquanto dormia.

‘Fukushima, depois do desastre’ estreia a 27 de agosto às 21 horas horas e ‘Quando a Terra se Afunda’ às 22 horas, no Discovery Channel.

Google_NewsGoogle Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
Eleven Sports garante liga alemã de futebol para Portugal

Eleven Sports garante liga alemã de futebol para Portugal

National Geographic os destaques da programação para setembro de 2018

National Geographic os destaques da programação para setembro de 2018