Mais de sete anos depois, o mundo não se esqueceu o desastre de Fukushima, um acidente nuclear de grande dimensão, ocorrido a 11 de março de 2011. O ex Navy SEAL Joel Lambert, um homem ligado à ação e especialista em técnicas de sobrevivência, evasão e resistência, viaja até à Ilha de Honshu para analisar a zona e documentar os esforços dos habitantes locais para voltarem à normalidade. O resultado será exibido no documentário ‘Fukushima: Depois do Desastre’, que estreia no Discovery Channel a 27 de agosto às 21 horas.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Acidente_nuclear_de_Fukushima_I
Depois de sofrer o pior desastre ambiental da história recente, a cidade de Fukushima teve de enfrentar uma avalanche de desafios ambientais. Ainda hoje, apesar da zona de delimitação de 30 quilómetros declarada depois do desastre, a cidade ainda não é totalmente segura. Os ecologistas recomendaram a evacuação total da cidade, mas o governo japonês nunca chegou a tomar esta medida, argumentando que é mais conveniente esperar pela estabilização da central para comprovar se os níveis de radiação da cidade descem.
Durante a visita, Lambert vai conhecer os engenheiros e trabalhadores encarregados pelo desmantelamento da central, recebendo um curso prático de descontaminação, medidas de segurança em reatores, eliminação de resíduos radioativos e purificação e armazenamento de água contaminada. Mas isto não será suficiente para Lambert, que entrará no interior da central nuclear, onde ainda subsistem marcas do acidente. O ex Navy SEAL terá ainda encontros com pessoas que sofreram na pele as sequelas do desastre. O objetivo de Lambert é averiguar de que maneira podemos preparar-nos para desastres futuros aprendendo com a experiência dos habitantes de Fukushima.
‘QUANDO A TERRA SE AFUNDA’
Depois de ‘Fukushima, depois do desastre’ e a partir das 22 horas, chega ao Discovery Channel o documentário ‘Quando a Terra se Afunda’, que coloca em destaque as crateras que se formam de forma espontânea no continente norte-americano. Este fenómeno, considerado por alguns como autênticas bombas geológicas continuam a ser uma ameaça para as populações ao permanecerem em ‘silêncio’ até à terra se abrir e engolir tudo e todos os que se encontram nesse local.
‘Quando a Terra se Afunda’ analisa este estranho e crescente fenómeno, numa altura em que se calcula que 20% da superfície norte-americana pode ser susceptível ao aparecimento destas crateras. O documentário mostra a preocupação existente entre a população, que tem muitas perguntas a fazer. O programa revela ainda histórias reais de sobreviventes deste fenómeno e testemunhas oculares, incluindo ainda a história de um homem que foi engolido vivo pela Terra enquanto dormia.
‘Fukushima, depois do desastre’ estreia a 27 de agosto às 21 horas horas e ‘Quando a Terra se Afunda’ às 22 horas, no Discovery Channel.