Compras online através de redes sociais duplicam em Portugal nos últimos 10 anos
Um estudo recente da Consumers Trust revelou que o número de portugueses que fazem compras diretamente através das redes sociais duplicou na última década. Atualmente, 37,4% dos utilizadores de redes sociais em Portugal já realizaram compras online através destas plataformas.
Consumidores portugueses mais cautelosos nas compras online
O estudo também mostrou que os consumidores portugueses estão mais cautelosos antes de efetuar compras online. Cerca de 75% dos inquiridos afirmaram ter o hábito de ler experiências de outros consumidores antes de comprar, e 84% admitiram ser influenciados por opiniões online na decisão de compra.
Reclamações e satisfação dos consumidores
De acordo com o estudo, 72,7% dos inquiridos já reclamaram através do Portal da Queixa, e 61,7% afirmaram que o problema foi resolvido. Além disso, 75,5% dos inquiridos disseram que já desistiram de comprar um produto ou serviço devido a experiências negativas de outros consumidores que não foram resolvidas.
Conhecimento do Portal da Queixa através das redes sociais
O inquérito também revelou que mais de 20% dos inquiridos conheceram o Portal da Queixa através das redes sociais, e 60% através de pesquisas no Google. A maioria dos inquiridos (90%) sabe que o Portal da Queixa é uma plataforma de comunicação entre marcas e consumidores e não faz mediação de conflitos.
Este estudo da Consumers Trust foi realizado por inquérito online entre os dias 6 e 26 de junho, contando com um universo de 2.054 inquiridos entre as faixas etárias de 18 anos e +65 anos.