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Como será o futuro dos métodos de pagamento?

Como será o futuro dos métodos de pagamento?
Photo by Liza Summer | Pexels

Longe vão os tempos em que todos os pagamentos eram efetuados apenas recorrendo a notas e moedas. Nos dias que correm, do bolso do consumidor podem sair uma caleidoscópica seleção de meios de pagamento que vão dos cartões de débito/crédito contactless até ao MB Way e carteira digitais que se aninham no smartphone.

Esta rápida evolução nos meios utilizados pelos consumidores para pagarem as suas compras está bem patente no Relatório dos Sistemas de Pagamento 2022 do BdP (Banco de Portugal). De acordo com este documento, durante o ano passado os cartões “estiveram na base de 88% do número de pagamentos processados” sendo de assinalar a tendência de subida do contactless:

“A tendência de forte subida na utilização da tecnologia contactless (dos cartões e de outros dispositivos móveis) manteve-se: o peso das compras contactless no número total de compras com cartão chegou a 48,8% (8,2% antes da pandemia). Já as compras online com cartões nacionais aumentaram 28,4% em número e 32,2% em valor”, pode ler-se no comunicado do BdP.

Seja via cartões contactless, MB Way, QR Codes, carteiras digitais ou dinheiro físico, no total, os consumidores portugueses fizeram 3,7 mil milhões de pagamentos de retalho, no valor de 655,5 mil milhões de euros em 2022.

Estas tendências, em especial o contactless, marcam a paisagem atual no universo dos pagamentos e deixam antever o que virá nos próximos anos: uma sociedade progressivamente mais cashless em que os pagamentos presenciais e digitais irão acabar por se fundir, permitindo aos consumidores pagarem as suas compras a partir de qualquer lugar e a qualquer hora, mesmo quando essas compras são efetuadas numa loja física.

Face a esta desmaterialização dos pagamentos que será aprofundada com a futura criptomoeda europeia, o euro digital, a pressão dobre os retalhistas aumenta levando-os a ter que adequar a sua oferta de métodos de pagamento para que a sua faturação não se ressinta e não acabem por perder clientes.

Como continuar a vender em plena era de revolução nos métodos de pagamento?

Segundo os dados do REDUNIQ Insights, solução de conhecimento da UNICRE, o peso do contactless na faturação dos negócios portugueses atingiu os 56% em 2022, mais 10% do que em 2021 e mais 50% do que aquilo que se registava antes da pandemia.

Estes números de relevo sublinham ainda mais a importância de os retalhistas procederem a uma adequação dos meios de pagamento que colocam aos seus clientes, mas de que meios estamos a falar?

Com três letras apenas se escreve a palavra TPA, acrónimo para “terminal de pagamentos automático”. Depois de os primeiros modelos surgidos ainda durante o século passado terem vindo permitir o pagamento em loja por cartão mediante a introdução de PIN, nos últimos anos, estes dispositivos sofreram uma evolução impressionante que redundam em mecanismos que, para além dos pagamentos propriamente ditos, permitem gerir todo o negócio.

Esse é o caso dos terminais de pagamento da REDUNIQ, marca da UNICRE especializada no desenvolvimento de métodos de pagamento inovadores que simplificam a vida de clientes e retalhistas e garantem que os negócios portugueses estão devidamente preparados para enfrentarem um futuro onde as notas e moedas não passam de peças de museu.

Entre estes terminais contam-se o TPA Android REDUNIQ Smart que, além de permitir que um supermercado, loja ou restaurante aceite pagamentos contactless com cartão, chip, MB Way, Google Pay e Apple Pay, traz incorporadas um conjunto de apps de gestão que auxiliam os negócios e permitem-lhes ser totalmente móveis e digitais e o REDUNIQ Soft, uma solução de pagamento NFC Android que permite que o negócio aceite pagamentos de forma rápida e fácil via uma App no smartphone do agente económico.

No caso desta solução inovadora desenvolvida pela REDUNIQ, marca especialista na criação de soluções de pagamento presenciais e online, de forma simples e rápida, depois da contratualização deste serviço com a REDUNIQ e instalar a aplicação REDUNIQ Soft no smartphone ou tablet, transformando-o num verdadeiro sistema POS Android, o negócio fica imediatamente pronto para começar a receber pagamentos por NFC, pagamentos por QR Code ou pagamentos por Contactless.

Por último, para quem tem números de faturação relativamente reduzidos ou vende forma sazonal, a REDUNIQ tem no RDEDUNIQ Easy um terminal  de mensalidade fixa, sem período de fidelização ou receita mínima, que vem permitir que os negócios aceitem pagamentos “tradicionais” com cartões de crédito e débito (marcas Visa, Mastercard, UnionPay, entre outras) através de PIN, contactless e MB WAY permitindo, assim, que os retalhistas usufruam de mais uma forma de aumentar as suas vendas.

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