in

Como manter seu jardim bonito e saudável no verão

Como manter seu jardim bonito e saudável no verão

O jardim pode ser um dos espaços mais belos e aconchegantes de uma casa. É ali que nos conectamos com a natureza, passamos um tempo agradável com a nossa família, descansamos em nossas deliciosas espreguiçadeiras VidaXL ou contemplamos a paisagem ao ar livre em nossas confortáveis cadeiras de jardim.

No entanto, quando o verão se aproxima, existem alguns cuidados especiais que devem ser tomados. Afinal, não queremos que as nossas flores e plantas murchem, que suas cores desbotem ou que elas tenham sua vitalidade prejudicada devido às temperaturas elevadas. Por isso, separamos algumas dicas de como cuidar do seu jardim na estação mais quente e festiva do ano.

Escolha das plantas. O primeiro passo é selecionar para o seu jardim plantas que tenham fácil adaptabilidade às condições do ambiente, avaliando o espaço e a quantidade de luz solar que incide nele.

Nutrição e adubagem. No verão, as plantas metabolizam e absorvem os nutrientes mais rapidamente. Por isso, procure adubar e replantar atendendo às necessidades específicas de cada espécie. Monitore a qualidade e a umidade do solo, assim como a distribuição dos nutrientes. Remova a terra seca e troque o adubo. Presenteie suas plantas com cascas de frutas, fertilizantes e material orgânico.

Rega. Adapte a sua rotina de rega à quantidade de chuvas do período na região onde você vive. Faça uma rega frequente e generosa, mas com equilíbrio, na quantidade adequada e nos horários certos: início da manhã ou final da tarde. Regar as flores e plantas quando o sol está forte pode queimar as raízes. O solo não deve ficar nem seco nem encharcado. Se ficar encharcado, as raízes podem apodrecer e a planta pode morrer afogada.

Poda. É no verão que se formam e crescem os brotos, por isso não é indicado realizar poda no jardim nessa estação. O ideal é deixar esse procedimento para o outono. Apenas retire os galhos mortos e folhas secas e apare a grama.

Exposição ao sol. Algumas espécies de plantas podem sofrer com a incidência direta do sol. Observe como elas estão se comportando e, se for o caso, desloque-as para locais mais protegidos, com alguma sombra, para evitar que sofram queimaduras e danos nas folhas. Você também pode protegê-las cobrindo o solo com materiais orgânicos, como palha, resíduos das culturas, folhas ou cascas de árvores. Isso mantém a frescura do solo e reduz a evaporação.

Pragas e fungos. A presença de lagartas, pulgões, cochonilhas e outras infestações costuma ocorrer em decorrência da falta de circulação de ar, do desequilíbrio hídrico e da iluminação ou adubagem inadequada. Por isso, é preciso estar atento aos fatores que mencionamos anteriormente para evitar esses problemas. Caso seja necessário exterminar as pragas, dê preferência para os produtos orgânicos. Controle também o aparecimento das ervas daninhas.

Em resumo, no verão, os cuidados para manter o seu jardim saudável e vistoso devem ser redobrados. A atenção deve estar voltada para a disposição correta de água, a quantidade certa de luz solar e a terra adequada. Uma rega equilibrada evita perda da água por evaporação e diminui a ocorrência de pragas e doenças nas plantas.

Como manter seu jardim bonito e saudável no verãoGoogle Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
Finisterra – IOKASTÉ

Finisterra – IOKASTÉ

Festa de Natal do Colégio do Forte- Creche e Jardim-de-Infância

Festa de Natal do Colégio do Forte- Creche e Jardim-de-Infância