Depois de quase dois anos em que a nossa vida se viu limitada por confinamentos e constrangimentos vários que adiou ou cancelou uma série de eventos, o sucesso da vacinação e a entrada da pandemia numa fase endémica promete fazer regressar, neste ano de 2022, a normalidade perdida.
Eventos presenciais de massas como festivais, feiras ou congressos sem as medidas restritivas que marcaram a paisagem social e cultural durante os últimos dois anos já estão na agenda e nada parece travá-los.
Além da oportunidade para que as organizações recuperarem economicamente de dois anos de paragem forçada, estes eventos voltarão a ser, igualmente, um excelente escaparate para que as marcas estabeleçam ou reforcem a sua relação com os seus clientes e potenciais clientes e passarem a sua mensagem com maior facilidade, uma vez que as pessoas que marcam presença em feiras ou festivais estão mais disponíveis para a acolherem.
Como planear a presença da sua marca nos eventos presenciais?
Não há como escapar, as vantagens em termos de promoção e disseminação da sua identidade que advêm da participação de uma marca neste tipo de eventos são enormes.
Contudo, antes de começar a pensar em marcar presença num grande festival ou num congresso, é importante um planeamento prévio que passa, entre outras coisas, pela criação de um plano de ação, pela escolha da equipa ou pelo design e identidade, desde a escolha dos brindes promocionais a personalizar roupas dos elementos da equipa, com que a sua marca se vai apresentar.
Para que a sua marca possa tirar o maior proveito da presença nos eventos que estão agendados, tome nota das seguintes dicas:
Escolher o evento de forma racional
Apesar de serem um forte chamariz pelas razões que fomos aflorando, nem todos os eventos são de interesse para a sua marca. Por exemplo, se detém uma marca de produtos alimentares à base de carne, não é muito interessante marcar presença num festival Vegan.
Assim, a escolha do evento adquire importância crucial no seu planeamento e deve ponderada com critério. Durante o processo de escolha, leve em consideração fatores como o contexto económico, as tendências do mercado e, acima de tido, a sua estratégia de negócios global.
Para além disto, e de forma a escolher o evento que melhor se enquadra no seu negócio, não se esqueça que existem feiras abertas ao público e outras que se destinam unicamente a profissionais.
Crie um plano de ação
Quando o evento ou eventos estiver definido, a próxima etapa deve passar pela criação de um plano de ação onde estejam bem discriminados os objetivos que quer alcançar com a sua presença: fidelizar clientes, promover a empresa, estudar o mercado, apresentar novos produtos, etc.
Aos objetivos, deve somar ainda o nível de investimento, as ações de marketing, o tipo de stand, a logística e os brindes promocionais que quer oferecer.
Ainda a respeito deste plano de ação, mas no campo específico do Marketing, não se esqueça que este é um fator decisivo no alcance que a sua presença no certame terá em termos de visitantes e na forma como a sua marca perdurará na mente destes.
Por isso, gize um plano de Marketing que não só contemple o envio de convites personalizados, como também a ativação de uma campanha de mailing que aposte na divulgação através da imprensa e redes sociais.
Convide jornalistas ou influenciadores para o seu stand e, à semelhança do que deve fazer com todos os outros visitantes, não se esqueça de lhes oferecer brindes personalizados.
Escolha a sua Equipa “a dedo”
O plano de ação e marketing pode ser muito bom na teoria, mas se não existir uma equipa capaz de o concretizar a sua presença num determinado evento não terá os resultados esperados.
Para além da simpatia, essencial na hora de cativar visitantes, os colaboradores que estiverem no stand da sua marca pessoas devem combinar competências em áreas como vendas, marketing e relações públicas.
Design e Identidade
É usual dizer-se que não há uma segunda oportunidade para deixar uma boa primeira impressão. Isto é particularmente verdadeiro quando falamos da presença da sua marca, por exemplo, numa feira de negócios ou num festival.
Para além do cuidado que deve colocar na conceção estética do seu stand e nos brindes promocionais e material de apoio que pretende oferecer durante o evento, deve prestar particular atenção à roupa que os seus colaboradores irão vestir, uma vez que esta é um dos principais meios de transmissão dos valores da sua marca.
Como a roupa personalizada abre caminho para uma forma de comunicar os valores da organização mais efetiva levando a uma maior taxa de atratividade junto dos visitantes, na escolha do vestuário a utilizar pelos seus colaboradores que estarão na feira/festival, privilegie peças que, simultaneamente, ofereçam um maior conforto e segurança e transmitam de forma clara a mensagem da sua marca.
Se não sabe por onde começar, a Gift Campaign dá-lhe uma ajuda. Esta empresa 100% online especializada em brindes promocionais e roupa personalizada oferece uma grande diversidade de peças que poderá utilizar como vestuário corporativo da sua empresa, ou para oferecer como brinde a clientes, no âmbito de campanhas publicitárias, eventos especiais ou como merchandising.
Esta empresa poderá personalizar roupas com o logo da marca para entregar aos elementos da equipa, para que a usem como vestuário de trabalho personalizada no desempenho das suas funções quotidianas, ou no âmbito de um kit de boas-vindas dando, desta forma, uma grande visibilidade à sua marca.