in , ,

Clint Eastwood é o “Realizador do Mês” do Canal Cinemundo

Clint Eastwood é o “Realizador do Mês” do Canal Cinemundo
As segundas-feiras de Março vão ser a oportunidade perfeita para rever oito dos melhores filmes realizados por Clint Eastwood, numa viagem em retrospetiva pelos últimos 30 anos de carreira do cineasta americano. O especial sobre Clint Eastwood faz parte da rubrica “Realizador do Mês”, que o Canal Cinemundo vai passar a exibir todos os meses.

 

Numa carreira como realizador que conta já com cerca de 50 anos e 40 filmes realizados, os últimos 30 anos de carreira vieram confirmar e consolidar o talento do cineasta, culminando em nomeações e vitórias nos Óscares.

As Pontes de Madison County valeram uma nomeação para Melhor Atriz Secundária, Mystic River foi vencedor de dois Óscares e recebeu seis nomeações no total (entre elas Melhor Filme e Melhor Realizador), e A Troca arrecadou três nomeações, Melhor Filme incluída.

Embora durante a carreira tenha tido mais de 20 papéis em filmes que realizou, contou sempre com outros grandes nomes nos elencos.  Em 1995, juntou-se a Meryl Streep em As Pontes de Madison County, um romance intenso que continuou a senda de filmes altamente rentáveis que Clint Eastwood realizou no início da década de 90. O filme ainda valeu à atriz uma nomeação para Óscar. Juntou-se ainda a Charlie Sheen em Rookie – Um Profissional de Perigo, Jeff Daniels em Blood Work – Dívida de Sangue e Gene Hackman e Ed Harris em Poder Absoluto.

Em 2003, em Mystic River – filme em que não teve nenhum papel – contou com um elenco de luxo: Sean Penn, Tim Robbins, Marcia Gay Harden e Kevin Bacon. O filme valeu um Óscar de Melhor Ator e Melhor Ator Secundário para Penn e Robbins, respetivamente, e Marcia foi nomeada para Melhor Atriz Secundária. Deu ainda o papel de protagonista a Angelina Jolie no filme A Troca, e no qual a atriz acabou por ser nomeada para Óscar, e Leonardo DiCaprio em J. Edgar.

 

Os filmes de Clint Eastwood exploram frequentemente aspetos da cultura e história americanas. Mystic River, As Pontes de Madison County e A Troca focaram a vida da América no passado. Outros focaram questões políticas e discutiram a dinâmica do governo americano e do sistema de justiça, em filmes como J. Edgar, uma biopic sobre do diretor do FBI J. Edgar Hoover, ou Poder Absoluto que retrata os meandros da Casa Branca.

A força e profundidade das personagens é outras das características dos filmes de Clint. Normalmente são heróis improváveis, marcados pelo passado e que sofrem com os seus erros e remorsos. Em Gran Torino, é um ex-militar com problemas familiares que se vê em desvantagem contra os bandidos do seu bairro. Em A Troca, é uma mãe que luta contra a corrupção para descobrir o que aconteceu com seu filho que está perdido. A personalidade dura e resiliente também faz parte do portefólio de características das suas personagens, como no filme Blood Work – Dívida de Sangue, onde um ataque cardíaco limita a capacidade da personagem principal de terminar o seu caso.

Conhecido por fazer uma gestão eficaz do orçamento (que normalmente é baixo) e tempo de rodagem, estes dois aspetos refletem-se na frequência com que lança novos filmes, bem como na rentabilidade da maior parte dos projetos que realiza. Mystic River, Gran Torino, A Troca e As Pontes de Madison County foram não só filmes aclamados pela crítica como foram verdadeiros sucessos de bilheteira.

 

O Canal Cinemundo exibe assim oito dos melhores filmes do cineasta, focando os seus últimos 30 anos de carreira, que por muitos é considerado o período de ascensão e consolidação de Clint Eastwood como realizador.

 

4 DE MARÇO

17:20 | Blood Work – Dívida de Sangue

19:10 | Gran Torino

 

11 DE MARÇO

16:30 | As Pontes de Madison County

18:50 | A Troca

18 DE MARÇO

17:10 | Rookie – Um Profissional de Perigo

19:10 | Poder Absoluto

25 DE MARÇO

16:30 | J. Edgar

18:50 | Mystic River

 

Clint Eastwood é o “Realizador do Mês” do Canal CinemundoGoogle Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
Os Belenenses, Golo, Lucca, 5m, 1-0

Os Belenenses, Golo, Lucca, 5m, 1-0

Os Belenenses, Golo, Licá, 84m, 4-0

Os Belenenses, Golo, Licá, 84m, 4-0