Alejandro Iñárritu é o “Realizador do Mês” do Canal Cinemundo

Alejandro Iñárritu é o “Realizador do Mês” do Canal Cinemundo e as segundas-feiras, entre 13 e 27 de Maio, vão ser a oportunidade perfeita para rever três filmes do cineasta, numa viagem que começa na sua primeira longa-metragem Amor Cão, que chamou a atenção da crítica e lançou a sua carreira internacionalmente, passando por Babel que fez dele o primeiro cidadão mexicano a receber uma nomeação para o Óscar de Melhor Realizador e terminando em Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) que garantiu a Iñárritu o seu primeiro Óscar como Melhor Realizador.

 

Estes três filmes fazem parte de uma carreira ainda curta mas largamente consagrada. Com apenas seis longas metragens no currículo (realizou a primeira aos 37 anos), todos os filmes que realizou receberam, pelo menos, uma nomeação aos Óscares e a crítica foi unânime em aclamar cada um dos deles. Amor Cão foi nomeado para Melhor Filme Estrangeiro; Babel venceu um Óscar e recebeu sete nomeações (entre elas a de Melhor Filme e Melhor Realizador); e Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) recebeu nove nomeações e venceu quatro Óscares, entre eles o de Melhor Filme e Melhor Realizador.

 

Os seus filmes envolvem, normalmente, eventos trágicos como a morte ou um acidente, reunindo diferentes personagens e explorando as conexões humanas entre elas, bem como a destruição dos seus sonhos e ideais. Amor Cão e Babel fazem parte da “Trilogia da Morte”, um conjunto de três filmes do cineasta que exploram a ideia do efeito borboleta e que interligam a histórias de várias personagens, em torno de um evento central.

 

Amor Cão desdobra-se em três histórias paralelas que se cruzam num aparatoso acidente de viação e que são protagonizadas por Emilio Echevarría, Gael García Bernal e Goya Toledo. Babel, filme que venceria o Prémio de Melhor Realizador em Cannes, é a história de um incidente trágico que gera uma cadeia de acontecimentos em quatro famílias, em quatro continentes diferentes. No elenco conta com nomes como Brad Pitt, Cate Blanchett, Gael García Bernal, Adriana Barraza e Rinko Kikuchi (as duas últimas receberiam nomeações para Óscar de Melhor Atriz Secundária).

 

Em 2015, Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) traria uma versão mais leve à carreira de Iñárritu, ao ser a primeira comédia dramática realizada pelo mexicano. Continuando a focar as situações de luta das personagens, numa tentativa de humanizar as suas tragédias, Birdman traz uma diferença ao focar-se em apenas um único protagonista, Riggan Thomson, um ator que fez de super-herói no passado e que agora quer recuperar a sua carreira em declínio escrevendo, encenando e protagonizando uma produção na Broadway.

Com um elenco composto por grandes nomes da indústria, como Michael Keaton, Edward Norton, Emma Stone e Naomi Watts (os três primeiros receberiam nomeações para Óscar pelas suas interpretações), Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) tornar-se-ia assim o filme mais premiado do realizador ao vencer quatro Óscares: Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Argumento Original e Melhor Fotografia.

 

O Canal Cinemundo exibe assim três filmes marcantes deste consagrado realizador, que culminaram em nomeações e vitórias nos Óscares e principais festivais de cinema, e que por muitos é considerado um dos melhores realizadores da atualidade.

 

13 DE MAIO
22:45 |
Amor Cão

20 DE MAIO
22:45 |
Babel

27 DE MAIO
22:45 |
Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)