in

Cinco jogos virtuais em que os portugueses são destaque internacional

jogos,jogos virtuais, Cinco jogos virtuais em que os portugueses são destaque internacional

Quando se pensa em destaques portugueses lá fora, é impossível não pensar no futebol. Portugal é o país de origem não só do futebolista mais famoso do mundo, Cristiano Ronaldo, como de uma série de outros grandes talentos que fazem história nas maiores ligas de futebol da Europa. Mas a fama de Portugal fora de portas não vive apenas do desporto-rei. Num momento em que os jogos virtuais ganham cada vez mais preponderância enquanto modalidades competitivas sérias, os portugueses têm vindo a provar que têm talentos que vão muito além de jogar à bola. Hoje, vamos olhar para cinco jogos virtuais em que Portugal merece destaque internacional e ficar a conhecer alguns dos seus maiores protagonistas.


League of Legends

Mais do que mero jogo de vídeo, o League of Legends é um fenómeno internacional muito influente que tem sido levado cada vez mais a sério. Os Jogos Asiáticos de 2022, por exemplo, vão contar com um evento medalhado de League of Legends, e é muito provável que alguns jogadores portugueses se juntem ao leque de participantes. No ano passado, o jornal Público destacou que a “comunidade portuguesa de League of Legends evolui a bom nível” e referiu que até existe uma liga federada 100% portuguesa dedicada à modalidade. O jogo de vídeo ainda está a dar os primeiros passos rumo à profissionalização, pelo menos em Portugal, mas já conta com algumas figuras portuguesas de destaque. O mais conhecido é Amadeu “Attila” Carvalho, que joga pela equipa espanhola da Vodafone Giants.

FIFA

Para além de ser o mais popular simulador de futebol do mundo, o jogo FIFA já faz parte da cultura portuguesa há vários anos. Qualquer português com menos de 35 anos se recorda dos longos serões passados a jogar FIFA contra os amigos. Mas em 2021, o videojogo produzido pela Electronic Arts já é mais do que um passatempo. O FIFA tem sido um dos títulos líderes do crescimento dos e-sports em Portugal, país que conta com uma liga extremamente competitiva de FIFA, patrocinada por marcas como a MEO. Em 2020, o jogador da FTW Tiago “TiagoAraujo10” Araújo derrotou Gonçalo “RastaArtur” Pinto na final para se sagrar o grande campeão português de FIFA.

Poker

Outrora visto como um jogo de casino, o poker deixou há muito de ser jogado frente-a-frente e tornou-se numa modalidade essencialmente virtual. Ao contrário dos e-sports, o jogo do poker envolve uma boa dose de sorte, mas a habilidade dos jogadores continua a ser o elemento distintivo de todas as grandes competições. De todos os jogos virtuais destacados neste artigo, o poker é provavelmente aquele que colhe mais atenção da comunidade internacional. É também um dos jogos em que os portugueses mais se destacam lá fora.
João Vieira e Manuel Ruivo são dois dos principais craques do poker portugueses, mas existem cada vez mais jogadores profissionais ativos em território nacional. Se queres aprender a jogar poker, podes experimentar qualquer um dos sites licenciados pela SRIJ em Portugal. Antes de começares, convém aprenderes mais acerca das regras do jogo: conhecer as diferentes poker hands é fundamental. Lembra-te sempre de jogar com responsabilidade e de forma segura, até porque o poker pode ser definido como um misto de e-sports e jogos de sorte.

Counter-Strike

Quem se recorda das LAN parties e do tempo em que jogar online ainda implicava uma visita ao cibercafé certamente conhece o videojogo Counter-Strike. O CS é um FPS extremamente popular em Portugal, cujas várias versões têm sido jogadas por gerações de jogadores portugueses pelo menos desde o ano 2000. No contexto internacional dos e-sports, Portugal tem no Counter-Strike uma das suas grandes valências, até porque o jogo é particularmente popular em território nacional. Em 2020, a Liga Portuguesa de Counter-Strike foi patrocinada por marcas como a Worten ou a Moche e contou com equipas de e-sports como a Vodafone Giants, a sAw, ou a Offset.

Magic: the Gathering

O jogo de cartas colecionáveis Magic: the Gathering até pode ter começado fora do espaço virtual, mas acabou por transitar, de forma natural, para o mundo do jogo online. Magic é um jogo popular em todo o planeta que há muito deixou de ser uma atividade de nicho da comunidade geek. Conhecido pela sua complexidade e grande número de diferentes estratégias, o Magic é um jogo de cartas que muitos compararam a uma fusão entre o poker e o xadrez.
O grande representante português de Magic: the Gathering é o campeão Márcio Carvalho, que já representou Portugal ao mais alto nível em competições mundiais de Magic. Numa entrevista concedida em 2019, Carvalho referiu que nunca imaginou que podia vir a “fazer vida” do Magic, mas que a sua paixão pelo jogo acabou por evoluir naturalmente para uma carreira profissional. Na mesma entrevista, Carvalho destacou que o seu objetivo passa por bater todos os recordes e por se destacar como o melhor jogador de Magic de sempre.

, Jost Capito, CEO da Williams Racing em entrevista exclusiva à ELEVEN

Jost Capito, CEO da Williams Racing em entrevista exclusiva à ELEVEN

, RTP1: Filme de Will Ferrell sobre a Eurovisão estreia-se hoje na televisão portuguesa

RTP1: Filme de Will Ferrell sobre a Eurovisão estreia-se hoje na televisão portuguesa