in

CICLO DE MÚSICA DE CÂMARA – 5 de Junho

CICLO DE MÚSICA DE CÂMARA – 5 de Junho

CICLO DE MÚSICA DE CÂMARA – 5 de Junho

Música & Festivais | Clássica


T. M. Joaquim Benite

Sala Experimental

Classificação Etária

Maiores de 6 anos

Bilhete Pago

Todas as Idades

Promotor

Teatro Municipal Joaquim Benite

Breve Introdução

Numa iniciativa conjunta com a Share Foundation, o Teatro Municipal Joaquim Benite apresenta um ciclo de música de câmara que cruza alguns dos mais renomados intérpretes deste género musical com jovens talentos em ascensão. Contando com comentários iniciais de Luís Madureira, pela Sala Experimental do TMJB passarão obras clássicas e contemporâneas, portuguesas e estrangeiras, para instrumentos de cordas – e canto.
Zeming Wu é um menino de 10 anos, talentoso, e fascinado pelo piano desde os seis anos de idade. As teclas deste instrumento, a preto e branco, acabaram por tornar-se no seu melhor amigo durante os tempos livres. Sempre cheio de entusiasmo e paixão pela música, e com um profundo amor pelas teclas do piano, este pequeno intérprete revela já um notável controlo da técnica pianística, alcançando uma sonoridade bastante dinâmica. A delicadeza da sua interpretação é capaz de moldar-se aos diferentes universos musicais dos compositores que toca, demonstrando uma rara intuição musical, muito para além do que seria expectável na sua idade. Actualmente Zeming Wu estuda na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa, nunca tendo deixado de explorar avidamente o mundo da música clássica, e de evoluir de forma assinável, revelando-se à altura das expectativas já criadas sobre o seu percurso.
Entre as várias distinções que já alcançou, destacam-se os primeiros prémios, na categoria de jovens, nos seguintes concursos: E-Contest International Piano Competition; Piano Star International Competition (Estados Unidos), Oleggio International Online Piano Competition (Itália), Concurso Margarida Magalhães de Sousa (Açores), XIV Concurso Czerny (Lisboa), Concurso Internacional de Música Terras de Santiago (Lisboa), XXIII Competição Internacional de Santa Cecília (Porto), e Water Cube Cup Chinese Songs Contest (Lisboa).
Luís Madureira concluiu o Curso Superior de Canto do Conservatório Nacional.
Estudou em Londres com o Professor Peter Harrison como bolseiro da Secretaria de Estado da Cultura.
É licenciado em Música pela Escola Superior de Música de Lisboa (ESML). Tem o Título de Especialista em Música do Instituto Politécnico de Lisboa.
Divide a sua actividade entre o ensino, o canto, o teatro e o cinema. É Professor jubilado da ESML, e é frequentemente convidado a dirigir seminários de voz e elocução.
O seu repertório abrange música antiga, lied, mélodie e obras de compositores dos séculos XX e XXI. Apresentou-se como solista e em recital, em Portugal, França, Córsega, Suíça, Alemanha, Inglaterra, EUA, Brasil e Moçambique, com os pianistas Olga Prats, Jorge Moyano, Nuno Vieira de Almeida, João Paulo Santos e João Vasco de Almeida, entre outros.
Em concerto e ópera, foi dirigido por Alberto Nunes, Alberto Roque, Jorge Matta, João Valeriano, João Paulo Soares, Fernando Eldoro, Michel Corboz, Michel Tabachnik, Bruno Pizzamiglio, João Paulo Santos, Stefan Asbury, Peter Bergamin e Pedro Moreira.
No teatro, participou como actor/cantor em espectáculos com encenações de Nuno Carinhas, Carlos Quevedo, Filipe La Féria, Ana Támen, Ricardo Pais, Luís Miguel Cintra, Giorgio Barberio Corsetti, Cornelia Geiser e Fernanda Lapa e, sob a direcção de Bento Pinto da França, em produções para a televisão.
No cinema, foi dirigido por Monique Rutler, Joel Farga, Manoel de Oliveira e Ruy Guerra.
Foi consultor artístico do Estúdio de Ópera da Casa da Música (Porto – 2001/02) e programador da área da música de Faro, Capital Nacional da Cultura 2005.

Programa / Cartaz

LUDWIG VAN BEETHOVEN:
. Sonata Op. 2 n.º 1
FELIX MENDELSSOHN:
. Rondo Capriccioso Op. 14
FRÉDÉRIC CHOPIN:
. Fantaisie-Impromptu em dó sustenido menor Op. 66
. Polonaise Op. 26 n.º 1
. Polonaise Op. 40 n.º 1
. Franz Liszt: Rapsódia húngara n.º 11
Wu Zeming, piano
Luís Madureira, comentários

Informações Adicionais

Descontos para menores 25 e maiores de 65 disponiveis na bilheteira do TMJB

Preços

  • Geral – 10€

Sessão

05 jun 2022 16:00

Duração

60 minutos

Transportes Públicos

Metro Sul do Tejo
TST

Comprar Bilhete

CICLO DE MÚSICA DE CÂMARA – 5 de Junho

CICLO DE MÚSICA DE CÂMARA – 5 de JunhoGoogle Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
CICLO DE MÚSICA DE CÂMARA – 8 de Maio

CICLO DE MÚSICA DE CÂMARA – 8 de Maio

CICLO DE MÚSICA DE CÂMARA -11 de Setembro

CICLO DE MÚSICA DE CÂMARA -11 de Setembro