in

CICLO DE MÚSICA DE CÂMARA -11 de Setembro

, CICLO DE MÚSICA DE CÂMARA -11 de Setembro

CICLO DE MÚSICA DE CÂMARA -11 de Setembro

Música & Festivais | Clássica


T. M. Joaquim Benite

Sala Experimental

Classificação Etária

Maiores de 6 anos

Bilhete Pago

Todas as Idades

Promotor

Teatro Municipal Joaquim Benite

Breve Introdução

Numa iniciativa conjunta com a Share Foundation, o Teatro Municipal Joaquim Benite apresenta um ciclo de música de câmara que cruza alguns dos mais renomados intérpretes deste género musical com jovens talentos em ascensão. Contando com comentários iniciais de Luís Madureira, pela Sala Experimental do TMJB passarão obras clássicas e contemporâneas, portuguesas e estrangeiras, para instrumentos de cordas – e canto.
João Pedro Gonçalves (n. 2000) iniciou-se no violoncelo aos 12 anos, no projeto Orquestra Geração. Tem estudado com professores como Levon Mouradian, Kyril Zlotnikov, e Alain Gervreau. Obteve primeiros prémios nos seguintes concursos: Capela (2016), Concurso Nacional de Cordas Vasco Barbosa (2017), Prémio Fundação Inatel (2019) e Prémio Jovens Músicos (2021), na categoria de Violoncelo Nível Superior. Durante os últimos dois anos fez parte do Yellow Barn Music Festival. Apresentou-se já como solista em agrupamentos como a Orquestra Metropolitana, a Camerata Atlântica e a Orquestra Gulbenkian. Actualmente, estuda com o professor Jeroen Reuling no Conservatório Real de Bruxelas.
Duarte Soares (n. 2001) formou-se em Piano no Conservatório de Música do Porto, com Dina Resende. Actualmente estuda no Conservatório Real de Bruxelas, com Daniel Blumenthal. Frequentou masterclasses, entre outros, com Jean Fassina, Jose Ramon Mendez, Markus Groh, Jean Saulnier, Pedro Burmester e Òscar Colomina i Bosch. Obteve primeiros prémios nos concursos da Póvoa de Varzim, Paços de Brandão, Adelina Caravana, Cidade de Gaia e Concurso Interno do Conservatório de Música do Porto. Gravou para a última edição do Porto Pianofest e foi solista com a Orquestra do Norte e com a Orquestra do Conservatório de Música do Porto, tendo interpretado o Concerto n.° 5 de Beethoven.
Luís Madureira concluiu o Curso Superior de Canto do Conservatório Nacional.
Estudou em Londres com o Professor Peter Harrison como bolseiro da Secretaria de Estado da Cultura.
É licenciado em Música pela Escola Superior de Música de Lisboa (ESML). Tem o Título de Especialista em Música do Instituto Politécnico de Lisboa.
Divide a sua actividade entre o ensino, o canto, o teatro e o cinema. É Professor jubilado da ESML, e é frequentemente convidado a dirigir seminários de voz e elocução.
O seu repertório abrange música antiga, lied, mélodie e obras de compositores dos séculos XX e XXI. Apresentou-se como solista e em recital, em Portugal, França, Córsega, Suíça, Alemanha, Inglaterra, EUA, Brasil e Moçambique, com os pianistas Olga Prats, Jorge Moyano, Nuno Vieira de Almeida, João Paulo Santos e João Vasco de Almeida, entre outros.
Em concerto e ópera, foi dirigido por Alberto Nunes, Alberto Roque, Jorge Matta, João Valeriano, João Paulo Soares, Fernando Eldoro, Michel Corboz, Michel Tabachnik, Bruno Pizzamiglio, João Paulo Santos, Stefan Asbury, Peter Bergamin e Pedro Moreira.
No teatro, participou como actor/cantor em espectáculos com encenações de Nuno Carinhas, Carlos Quevedo, Filipe La Féria, Ana Támen, Ricardo Pais, Luís Miguel Cintra, Giorgio Barberio Corsetti, Cornelia Geiser e Fernanda Lapa e, sob a direcção de Bento Pinto da França, em produções para a televisão.
No cinema, foi dirigido por Monique Rutler, Joel Farga, Manoel de Oliveira e Ruy Guerra.
Foi consultor artístico do Estúdio de Ópera da Casa da Música (Porto – 2001/02) e programador da área da música de Faro, Capital Nacional da Cultura 2005.

Programa / Cartaz

JOHANNES BRAHMS:
. Sonata para Violoncelo e Piano No. 2 Op. 99, em Fá Maior

I. Allegro Vivace
II. Adagio Affettuoso
III. Allegro Passionato
IV. Allegro Molto
CÉSAR FRANCK:
. Sonata para Violoncelo e Piano FWV 8, em Lá Maior
I. Allegretto ben moderato
II. Allegro
III. Recitativo-Fantasia. Ben moderato – Molto lento
IV. Allegretto poco mosso

Piano Duarte Soares
Violoncelo João Pedro Gonçalves
Luís Madureira, comentários

Informações Adicionais

Descontos para menores 25 e maiores de 65 disponiveis na bilheteira do TMJB

Preços

  • Geral – 10€

Sessão

11 set 2022 16:00

Duração

60 minutos

Transportes Públicos

Metro Sul do Tejo
TST

Comprar Bilhete

, CICLO DE MÚSICA DE CÂMARA -11 de Setembro

, CICLO DE MÚSICA DE CÂMARA – 5 de Junho

CICLO DE MÚSICA DE CÂMARA – 5 de Junho

, CICLO DE MÚSICA DE CÂMARA -11 de Dezembro

CICLO DE MÚSICA DE CÂMARA -11 de Dezembro