O Masters, a mais importante categoria do World Padel Tour (WPT), que reúne os melhores atletas do mundo na modalidade, e que teria lugar em Portugal em setembro deste ano, viu-se obrigado a alterar a sua realização para o próximo ano. Face à atual situação do COVID-19 e ao adiamento das etapas do circuito, a chegada do torneio a Portugal será assegurada em Cascais de 21 a 26 de setembro de 2021, após a passagem por cidades como Estocolmo, Roma e Buenos Aires.
O torneio, que se disputa em Portugal pela terceira vez, pretende, nesta próxima edição, voltar a elevar os níveis de produção, com a garantia de uma experiência ainda mais ambiciosa. A SW19, empresa portuguesa responsável pela organização do Cascais Padel Masters, encontra-se a trabalhar em conjunto com a Federação Portuguesa de Padel na orientação e cumprimento de todas as recomendações e diretrizes da DGS (Direção Geral de Saúde), para que a prática e assistência da modalidade seja inteiramente segura, tanto para os jogadores como para o público.
João Martins, diretor do torneio, explica que “após meses de conversações com a World Padel Tour e com as autoridades de saúde, bem como com a Câmara Municipal de Cascais e os principais sponsors do Cascais padel Masters, concluímos que não existem neste momento condições de garantir a segurança de todos – atletas e público. Sendo essa a principal preocupação da organização, decidiu-se saltar esta edição e voltar em 2021 com o torneio que idealizámos e desejamos”.
A edição passada do Cascais Padel Masters consagrou Pablo Lima e Ale Galán campeões, após baterem Federico Chingotto e Juan Tello por 6-4 e 6-4. Na final feminina, Marta Ortega e Marta Marrero venceram Alejandra Salazar e Ari Sánchez por 7-5 e 6-3 e conquistaram o título de campeãs da etapa portuguesa. Ao longo de sete dias foi possível assistir a intensos jogos dos líderes mundiais dos rankings masculino e feminino: a dupla #1WPT, composta por Maximiliano Sánchez e Carlos Daniel ‘Sanyo’ Gutiérrez, Francisco ‘Paquito’ Navarro #3WPT, Fernando Belasteguín #6WPT, Marta Marrero #1WPT, Alejandra Salazar #2WPT. Portugal esteve representado nas fases finais por Sofia Araújo (actual #11 do ranking 2020 do WPT), Miguel Oliveira, (#58), Vasco Pascoal (#97 ) e Ana Catarina Nogueira (#17).
O Padel é atualmente a modalidade com maior crescimento em Portugal. De acordo com a Federação Portuguesa de Padel estimam-se atualmente mais de 150.000 praticantes e um crescimento de 70% de ano para ano. Importa referir que foi autorizada a abertura regrada dos campos de Padel, para início da retoma da atividade progressiva à prática deste desporto, que no entender da FPP irá “contribuir para fortalecer as defesas imunológicas e manter a saúde física”.