carga, “Carga” destacado pelo Festival Caminhos do Cinema Português
in ,

“Carga” destacado pelo Festival Caminhos do Cinema Português

O thriller sobre tráfico humano em competição na Seleção Caminhos, que divulga as principais obras produzidas em Portugal.
Elenco e realizador estarão presentes no Teatro Académico de Gil Vicente, dia 25 de novembro, às 21h45, para apresentar o filme.


Carga” é um filme sobre escolhas e sobrevivência, em que se explora uma realidade por vezes ignorada: o tráfico de seres humanos. Escrita e realizada por Bruno Gascon, a longa-metragem encontra-se entre os filmes em competição na Seleção Caminhos, do Festival Caminhos do Cinema Português. Esta é a principal categoria do evento, que acontece pela vigésima quarta vez, entre 23 de novembro e 1 de dezembro, em Coimbra.

Inserido no programa do festival, e pela primeira vez em Coimbra, “Carga” será exibido no Teatro Académico de Gil Vicente. A fazer uma introdução ao mesmo estará parte do elenco, nomeadamente o russo Dmitry Bogomolov, Duarte Grilo, Miguel Borges e Rui Porto Nunes. “Como ator, é sempre um prazer podermos mostrar, em locais que admiramos, os projetos cuja camisola vestimos. Será um prazer estar em Coimbra, no dia 25 de novembro, para apresentar “Carga”, no Festival Caminhos do Cinema Português”, afirma o último.

Da parte da equipa técnica, a apresentação da longa-metragem em que Sara Sampaio se estreou contará com a intervenção da produtora Joana Domingues e do realizador e argumentista Bruno Gascon.

“Ficamos muito felizes por finalmente o filme poder chegar a Coimbra pelas mãos do Festival Caminhos do Cinema Português, lado a lado com tantos filmes com tanta qualidade. Será uma estreia nessa cidade e esperamos que possa assim ser dada resposta aos muitos pedidos que nos chegaram de lá para poderem ter acesso ao filme”, nota o realizador.

Anteriormente, Gascon arrecadou, com a curta “Boy”, o prémio Rising Star Award no Canada International Film Festival e teve outra curta, “Vazio”, selecionada para o Short Film Corner do Festival de Cannes. Desde que iniciou carreira tem vindo a explorar temáticas sociais, como esquizofrenia, depressão e suicídio.

“Carga” conta a história de Viktoriya, uma jovem russa interpretada pela atriz Michalina Olszanska, que se vê obrigada a lutar pela própria vida após ser apanhada numa rede de tráfico ilegal. Na sua busca pela liberdade encontra o atormentado António, Vitor Norte, o velho camionista responsável pelo transporte das jovens traficadas pela estrada que deveria garantir-lhes um futuro melhor.

Além da nomeação do Festival Caminhos do Cinema Português, “Carga” tem vindo a captar a atenção de países estrangeiros: recentemente, a distribuidora norte-americana Breaking Glass Pictures e a latino-americana A2 Filmes compraram os seus direitos.

“Carga” chegou aos cinemas de Portugal a 8 de novembro. Foi produzido por Joana Domingues e pela Caracol Studios e teve Hugo Mendonça e o empresário Tim Vieira como produtores executivos.

, Animal Super Squad | Trailer | Xbox One

Animal Super Squad | Trailer | Xbox One

, Bilhetes para o Vodafone Paredes de Coura já estão à venda – e inclui uma t-shirt oficial

Bilhetes para o Vodafone Paredes de Coura já estão à venda – e inclui uma t-shirt oficial