in ,

Longa-metragem portuguesa “Carga” estreia quinta-feira

, Longa-metragem portuguesa “Carga” estreia quinta-feira

Filme português “Carga”, com Sara Sampaio, chega aos cinemas quinta-feira.

Antes da sua estreia em Portugal, o thriller sobre tráfico humano realizado por Bruno Gascon foi adquirido pela distribuidora norte-americana Breaking Glass Pictures.


“Carga” é a primeira longa-metragem realizada por Bruno Gascon, que arrecadou com a sua curta “Boy” o prémio Rising Star Award no Canada International Film Festival e teve outra curta, “Vazio”, selecionada para o Short Film Corner do Festival de Cannes. Desde que iniciou carreira tem vindo a associar-se a causas socias.

“Carga” retrata a história de uma jovem russa, Viktoriya, que se vê obrigada a lutar pela própria vida após ser apanhada numa rede de tráfico ilegal. Na sua busca pela liberdade encontra o atormentado António, o velho camionista responsável pelo transporte das jovens traficadas pela estrada que deveria garantir-lhes um futuro melhor.

A distribuidora Breaking Glass Pictures não ficou indiferente a “Carga”, que explora o mundo cruel do tráfico sexual, tendo adquirido os seus direitos norte americanos antes mesmo da sua estreia em Portugal. Gascon explica “ao escrever o guião da “Carga” nunca poderia sonhar que o filme iria ter uma oportunidade como esta num mercado tão forte. Como realizador eu queria que o filme fosse humano e realista. Não queria exageros ou uma exploração abusiva. Acho que a abordagem a um tema destes deve ser feita com sensibilidade e espero que os espectadores sintam isso ao verem o filme”.

O papel principal deste drama ganha vida pela interpretação da estrela do cinema polaco Michalina Olszanska, que interpreta Viktoriya. Também no ecrã estarão caras bem conhecidas dos portugueses, como é o caso de: Vítor Norte, Rita Blanco Miguel Borges, Dmitry Bogomolov, Ana Cristina Oliveira, Duarte Grilo, Rui Porto Nunes e Rui Luís Brás. O filme marca ainda a estreia da prestigiada modelo Sara Sampaio no cinema.

“Quando li o guião da “Carga” pela primeira vez apaixonei-me pela história e pela minha personagem. Aceitei este papel devido ao guião, mas também porque esta era uma oportunidade de chamar a atenção para a dramática realidade do Tráfico de Seres Humanos. Fiquei muito feliz com a notícia de que o filme tinha sido vendido para um mercado tão importante como o norte americano pois é sinal que estamos a conseguir chamar a atenção internacional para a realidade retratada no filme”, refere Sara.

O filme “Carga” foi produzido por Joana Domingues e pela Caracol Studios e tiveram Hugo Mendonça e o empresário Tim Vieira como produtores executivos. “O tráfico humano é um problema atual, que cruza fronteiras e pode afetar qualquer pessoa. Nesta primeira longa-metragem da Caracol, filmada em três línguas, inglês, russo e português, voltamos a trazer o tema a público e reforçar a sua gravidade. Esperamos despertar empatia para a causa e mudar algumas mentalidades”, explica Tim Vieira. No âmbito do filme, está também a decorrer uma campanha nacional de sensibilização promovida pela Prio, Minipreço e Fidelidade.

“Carga” chega às salas de cinema já na quinta-feira, dia 8 de novembro.

[su_spoiler title=”Consulte todas as salas onde ‘Carga’ estará em exibição“]

Castello Lopes – Guimarães Shopping
Castello Lopes – Santarém
Castello Lopes Fórum Barreiro
Castello Lopes Fórum Sintra
Cinema City Alegro Alfragide
Cinema City Alegro Setúbal
Cinema City Beloura
Cinema City Campo Pequeno
Cinema City Leiria
Cineplace AlgarveShopping
Cineplace Braga
Cineplace Caldas da Rainha
Cineplace Guarda

Cineplace Leiria Shopping
Cineplace Loures Shopping
Cineplace Madeira Shopping
Cineplace Mira Maia Shopping
Cineplace Parque Atlântico (Açores)
Cineplace Portimão
Cineplace RioSul Shopping (Seixal)
Cineplace São João da Madeira
Cineplace Serra Shopping (Covilhã)
Cineplace Viana do Castelo
O Cinema da Villa – Cascais
UCI Cinemas – Arrábida
UCI Cinemas – El Corte Ingles

[/su_spoiler]

Sobre o filme

“Carga”, a primeira longa metragem da produtora Caracol Studios, é protagonizada pela atriz Michalina Olszanska, considerada uma das mais talentosas atrizes da sua geração na Polónia onde se tem destacado em projetos internacionais como a série “1983” da Netflix e no filme “Sobibor”, recentemente submetido pela Rússia ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Ao seu lado conta com nomes conhecidos dos portugueses como Vítor Norte, Rita Blanco, Sara Sampaio, Ana Cristina Oliveira, Miguel Borges, Duarte Grilo, Dmitry Bogomolov, e ainda a participação especial de Rui Porto Nunes e Rui Luís Brás.

, Pelos menos quatro fabricantes vão adoptar processadores 5G da Qualcomm no próximo ano

Pelos menos quatro fabricantes vão adoptar processadores 5G da Qualcomm no próximo ano

, Belenenses e Liga de Clubes não reúnem desde Janeiro

Belenenses e Liga de Clubes não reúnem desde Janeiro