Terminada a edição 2018 da Nanicon em que o CA Notícias marcou presença, a organização do evento deixou o seu balanço.
Depois de meses de trabalho, dezenas de publicações no Facebook e muitas novidades, damos como terminada esta que foi a estreia do ptAnime no universo de criação de eventos.
O objetivo era um: criar um evento que gostaríamos de ir enquanto fãs. E as quase 600 pessoas que participaram nesta edição são testemunhas de todo o esforço desenvolvido.
O NaniCon foi um filho bastante desejado que teve os seus frutos com uma edição que consideramos de sucesso. Em destaque tivemos o NaniSmash, um painel em Homenagem a Stan Lee, que deixou a plateia com a emoção à flor da pele. De seguida deu-se início a um painel mais interativo, designado por It’s Q&A Time, onde temas polémicos dentro da comunidade cosplay foram discutidos e, para encerrar o evento, um concurso de cosplay com 24 participantes e um auditório a rebentar pelas costuras!
Além dos painéis e do concurso, o workshop e presença do artista Luís Figueiredo foi uma adição de peso numa área que encheu de cor o NaniCon: Área de artistas. Com cerca de 30 artistas portugueses, esta área foi o coração do evento.
Como amantes de cultura nipónica, a área da alimentação não foi esquecida. Todavia nada fazia prever a forte adesão ao Akai. A carrinha de comida tradicional japonesa conquistou miúdos e graúdos com os seus petiscos. Alguns deles duplamente temáticos, como o caso do Nikuman com a face do All Might.
Naniiii?????
Outra surpresa foi a adesão da Área Gaming. No primeiro andar foi recheada de consolas, televisores, VR, simulador de automobilismo, cortesia da Lan House Station de Braga, e ainda Arcade Game 100% português! Com game developers a expor e a falar do seu trabalho, não faltaram jogos dos mais variados tipos para jogar e conhecer!
Porque “jogo” é muito mais que formato audiovisual, o segundo andar serviu de porta de entrada para uma outra realidade: a dos jogos de tabuleiro e Gunpla. A guiar os seus visitantes tivemos entidades como Maestrina, Tugas do Gunpla e ainda uma equipa de jogadores de Dungeons & Dragons, um dos jogos de tabuleiro mais populares atualmente.
Sem dúvida que superou todas as nossas expetativas e só temos a agradecer a todos os envolvidos direta e indiretamente.
Nada disto seria possível sem o apoio e ajuda de amigos, colegas e sobretudo entidades que se disponibilizaram de alma e coração em nos ajudar a montar um evento do zero.
Porque o NaniCon foi criado a pensar no seu público, agradecemos do fundo do coração a todos os que puderam aparecer e participar.