Assetto Corsa Competizione é o jogo oficial do SRO Motorsports Group’s GT World Challenge e já chegou à PlayStation 4 e Xbox One. Conheça aqui a nossa opinião sobre este jogo de corridas.
Análise feita por: Pedro Loureiro (It’s a Pixel Thing)
Assetto Corsa Competizione transporta-me atrás no tempo até por volta de 2005, altura em que delirava com simuladores puros e duros como era o caso dos vindos da casa Sueca conhecida como SimBin. Jogos como o GT Legends, o GTR 2, o Race 07 – e as suas expansões –, e até o Race Pro na Xbox 360 proporcionaram horas e horas de pura e realística diversão numa época em que eu, pessoalmente, devorava esta vertente dentro do género.
Neste último ano, o jogo da Kunos Simulazioni tem feito as delícias dos fãs que o consideram como o melhor da atualidade no PC. Chega agora também às consolas da geração atual, a Xbox One e a PlayStation 4, mas será que consegue também impressionar?
É mais do que óbvio que a versão PC é graficamente superior à da PlayStation 4 que agora me chegou às mãos. Ainda para mais, a minha PS4 não é a Pro, portanto, vale o que vale. Visualmente, o jogo parece datado, desfocado e é quase impossível perceber à distância quando deveremos começar a travar. Isso faz com que esteja sempre a sair fora de pista por travar demasiado tarde devido à difícil perceção dos sinais na berma da pista. Já experienciei jogos na PS3 com melhor detalhe e definição gráfica e, pior do que isso, o jogo está bloqueado a 30 frames por segundo, mesmo nos modelos mais potentes da PS4 e da Xbox One. A inclusão de um tutorial é algo que, também, poderia ajudar os jogadores mais casuais a atenuar a íngreme linha de aprendizagem, mas, lá está, este não é um título para jogadores casuais.
Já em termos sonoros, o jogo brilha. A Kunos conseguiu transportar magistralmente para as consolas toda a qualidade sonora dos motores e da ambientação. No entanto, a datada qualidade gráfica deita tudo a perder. Estas imperfeições, ou efeitos de “ghosting”, em condições meteorológicas mais adversas, são algo difícil de engolir, assim como apreciar os adversários a encostarem nas boxes numa manobra no mínimo estranha e irreal, como se o asfalto estivesse barrado a manteiga, algo que nem na era da PlayStation 2 se via a acontecer. No mínimo incompreensível.
Tirando todos estes pontos menos positivos, temos que aplaudir a parceria da italiana Kunos com o Campeonato do Mundo de GT3, o intitulado Blancpain GT Racing Series, que oferece os 40 veículos oficiais, as respetivas equipas e pistas, estas últimas recriadas ao pormenor. E, claro está, Assetto Corsa aposta tudo na vertente eSports, com um campeonato mundial a decorrer em paralelo. As únicas ajudas à condução que este jogo nos oferece são a caixa de velocidades automática, ótima quando se joga com um comando, e a tradicional linha de trajetória ideal que, diga-se de passagem, nunca uso em jogo algum. E não me considero um fanático pela simulação, mas sim um amante de jogos de desportos motorizados que apenas gosta de se divertir sem se preocupar muito com afinações de spoilers, das relações de caixa, etc, etc. Mas, lá está, para poderem desfrutar deste jogo em pleno, o uso de um volante e pedais é essencial. Jogá-lo com um comando ou teclado é extremamente frustrante.
Tudo começa com um Campeonato ou, se preferirmos, com um modo Carreira… que é basicamente um Campeonato, mas mais completo com uma espécie de academia para novatos e outros testes mais específicos, que não justifica de todo a inexistência de um tutorial, onde temos que mostrar todas as nossas aptidões e logo aos comandos de grandes bólides homologados para o campeonato GT3. Aqui não existe a tradicional ascensão como piloto começando em classes inferiores. Nada disso. Colocam de imediato nas nossas mãos os carros mais potentes disponíveis, como Lamborghinis, McLaren F1s, Porsches, Nissan GTRs, Mercedes, Bentleys etc. Portanto, um kit de unhas é essencial.
Outros modos de jogo estão, obviamente, presentes, como é o caso de Contrarrelógio, corrida única, offline ou online, enfim, tudo o que habitualmente podemos encontrar em títulos idênticos. E o grande segredo aqui é a consistência, volta após volta, e não tentar ser o mais rápido. Ter cuidado com o acelerador é provavelmente a melhor manobra para sair vitorioso em Assetto Corsa Competizione, evitando ao máximo as zonas sujas da pista principalmente nas condições meteorológicas mais difíceis. Mas, mesmo assim, estamos perante um simulador extremo com uma inteligência artificial excessivamente penalizadora que tenta nos afastar e humilhar logo de início. Dedicação e persistência são qualidades que nem todos possuímos, mas só assim vamos conseguir melhorar a nossa prestação e ir, lentamente, subindo na classificação.
Assetto Corsa Competizione já conquistou o seu lugar e os corações dos amantes do género, tanto da modalidade em questão, como dentro do nicho específico dos simuladores automobilísticos. O jogo foi especificamente criado para ser desfrutado no PC onde não há limitação de frames e onde tudo é muito mais definido e fluído, o que, diga-se de passagem, torna tudo mais fácil. Como disse atrás, apenas o som se manteve inalterável.
Vamos esperar que em futuros patches e updates a Kunos consiga resolver a inferior qualidade gráfica nas consolas comparativamente ao PC, pois este pequeno detalhe faz a diferença num simulador onde todos os milésimos de segundo contam para a vitória final.