‘As Sonatas para Flauta de Antonio Rodil’ — Joerg Fiedler & convidados
Música & Festivais | Concerto
Capela Santo Amaro Oeiras
Recinto
Classificação Etária
Maiores de 6 anos
Bilhete Pago
A partir dos 6 anos
Promotor
MAAC – Música Antiga Associação Cultural
Sinopse
Em tempos pré-revolucionários do século dezoito, a actividade musical que fervilhava nas cortes e salões europeus estava cada vez mais marcada pela circulação de cantores e instrumentistas virtuosos, alguns dos quais de uma dimensão verdadeiramente pan-Europeia.
Naquele período, em que algumas ideias, práticas musicais e instrumentos herdeiros do período Barroco tinham os seus derradeiros anos áureos, compositores matizavam as suas obras instrumentais com elementos e tópicos muito diversificados, integrando desde os melismas caraterísticos do canto teatral, aos motivos populares, e os estilos, galante, militar e pastoril, influências do movimento Sturm und Drang, além de outros.
Antonio Rodil, J. Gottfried Muethel e Luigi Boccherini são compositores de origens diferentes, mas em todos transparece a procura pela assimilação de ideias e técnicas de composição contrastantes de grande eloquência.
Os músicos que dão voz a estas músicas são Joerg Fiedler, flautista alemão muito experiente na exploração de dos repertórios pré-Clássicos e Clássicos, que desenvolve a sua actividade sobretudo a partir do grande centro de difusão de Música Antiga que é, Basileia; Alessandra Florinda Giovannoli é uma violoncelista de origem italiana que estudou violoncelo barroco com Giovanna Barbati e que trabalha tanto em projectos de música de câmara com em orquestra; e João Janeiro, cravista, organista e director musical especialista em performance histórica.
Preços
- Geral – 10€
Descontos
- Alunos EMNSC e ESART
Sessão
18 nov 2022 20:30
Duração
60 minutos
Intervalo
Sem Intervalo.