O árbitro Jorge Sousa foi suspenso por três jogos, depois de a Comissão de Instrutores da Liga ter considerado que o juiz internacional infringiu o artigo 198.º, que condena árbitros “que se dirijam de forma menos correta e educada” a outros agentes, entre eles os jogadores.
A suspensão vem na sequência das palavras menos apropriadas dirigidas ao guarda-redes Vladimir Stjojkovic, do Sporting B, durante o encontro da II Liga entre a equipa B dos leões e o Real Massamá.
Recorde-se que o pedido de abertura do processo sumário ao árbitro da Associação de Futebol do Porto foi feito pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, com base num auto por infração verificada em deflagrante delito.
Segundo o jornal Record, que cita o documento redigido pelo Conselho de Disciplina, Jorge Sousa dirigiu-se “de forma audível e exaltado” nos seguintes termos a Stojkovic: “Mas estás a falar para mim para quê c…? Estás a falar para quem c…? Para a baliza. Mas que brincadeira? Eu não brinco com ninguém c…. Põe-te na p… da baliza pá. Que é isto? Quem é que está a brincar c…? Quem é que está a brincar?”, lê-se no referido documento.