Comissão Europeia investiga aquisição da iRobot pela Amazon
A aquisição da iRobot, fabricante do aspirador Roomba, pela Amazon, num negócio de 1,7 mil milhões de dólares, está a ser alvo de escrutínio não só nos EUA, mas também na Europa. A Comissão Europeia revelou que abriu uma investigação aprofundada sobre a compra, devido a preocupações de que a fusão possa restringir a concorrência no mercado de aspiradores robóticos.
Preocupações com a concorrência
Em particular, a comissão está preocupada com a possibilidade da Amazon impedir os concorrentes da iRobot de venderem os seus aspiradores robóticos na sua plataforma. A Amazon poderia favorecer os produtos da iRobot tanto nos resultados de pesquisa pagos como nos não pagos, ou cobrar mais aos produtos concorrentes para anunciar as suas ofertas, disse a comissão.
Controle de voz e dados do utilizador
Além disso, as autoridades estão preocupadas com a possibilidade da Amazon impedir os rivais da iRobot de acederem a futuras APIs da Alexa e de obterem a certificação “Funciona com Alexa”, uma vez que o controle de voz com a assistente é um dos pontos de venda mais importantes para os aspiradores robóticos. Por fim, a comissão levantou preocupações sobre a Amazon obter acesso aos dados dos utilizadores da iRobot, o que acredita que poderia dar à gigante do comércio eletrónico “uma vantagem importante”. A Amazon poderia, por exemplo, usar essas informações para personalizar e direcionar melhor os anúncios.
Investigação em andamento
A comissão agora irá analisar estas preocupações em cooperação com outras autoridades de concorrência e tem até 15 de Novembro para finalizar os seus resultados. Nos EUA, a Federal Trade Commission iniciou uma investigação sobre a aquisição no ano passado, após políticos de ambos os partidos pedirem que se opusesse à compra.
Resposta da Amazon
Um porta-voz da Amazon disse à Reuters que a empresa vai “continuar a trabalhar no processo com a Comissão Europeia e está focada em responder às suas perguntas e quaisquer preocupações identificadas nesta fase”. Eles também disseram à organização de notícias que a Amazon poderia “oferecer a uma empresa como a iRobot os recursos para acelerar a inovação e investir em características críticas, enquanto reduz os preços para os consumidores”.