A primeira partida de hoje joga-se em Lyon e opõe franceses a irlandeses, primeiros do grupo A e terceiros do grupo E, respectivamente.
A selecção da casa – França – ultrapassou, como seria de esperar, a fase de grupos em primeiro lugar com 7 pontos. Os franceses venceram Roménia e Albânia por 2-0 e 2-1, respectivamente, e no ultimo jogo empatou a zero com a Suiça. Apesar do primeiro lugar, as exibições dos comandados por Deschamps não convenceram aqueles que depositavam grandes expectativas nesta selecção. Dimitri Payet foi o grande protagonista dos gauleses com participação activa em muitos dos lances ofensivos da sua selecção. Griezmann esteve um pouco apagado e a sua “aparição” neste jogo poderia ser determinante para desbloquear a muralha irlandesa.
A Irlanda foi uma das beneficiadas com a nova estrutura do Euro, ao passar em terceiro do seu grupo. Num grupo com Itália, Bélgica e Suécia, não seria de esperar que a Irlanda, menos habituada a estas lides, conseguisse surpreender. Porém, os irlandeses conseguiram um empate frente aos suecos na abertura e, na última jornada, para surpresa de tudo e todos, levaram de vencidos os italianos, por 1-0, conseguindo 4 pontos e um lugar nos melhores terceiros. A figura desta selecção foi, sem dúvida, o colectivo, que sempre deixou muito em campo com vista a poder escrever esta bonita história no mundo do futebol. Os irlandeses farão da sua força as bolas paradas, nas quais são bastante eficazes.
Será de prever um jogo de sentido único, com a França a deter maior posse de bola e oportunidades e os irlandeses, a espaços, a procurarem o contra-ataque e as bolas paradas para tentar surpreender.