No último dia destinado para os Oitavos de Final do Euro 2016, eis que ocorrerá o jogo mais aguardado desta nova fase da competição. Falamos pois do Espanha vs Itália. Dois colossos do futebol europeu e mundial enfrentar-se-ão numa ronda embrionária da prova, o que significa que um dos candidatos à conquista do título, ficará prematuramente arredado. O que se poderá esperar de duas equipas que vieram de derrotas nos últimos jogos da fase de grupos?
A Espanha não perdia em jogos a contar para o Campeonato da Europa, desde que Nuno Gomes os feriu de morte no, já longínquo, ano de 2004. Até lá, manteve-se invicta e pelo caminho conquistou 2 Europeus. Este ano, apesar de continuar a ser um das favoritas, sofreu uma desmotivante derrota ante os croatas. Com Morata a assumir os instintos goleadores, com Nolito a encarnar numa 2ª vida e com Iniesta com mais charme e perfume do que nunca, os “nuestros hermanos” têm sempre de ser considerados favoritos e um das selecções que melhor futebol pratica.
Pela frente, os homens de Vicente Del Bosque, vão defrontar a equipa mais matreira e cínica de todos os tempos: a Itália. A “squadra azurra” está a atravessar um bom momento. Sofreram apenas uma derrota num jogo no qual já estavam apurados e aproveitaram para rodar. Tremendamente eficazes e defensivamente intransponíveis, os italianos vêem o Euro 2016 como a altura indicada para voltar à ribalta do futebol Europeu. Com Bonucci a fazer lembrar Pirlo, com Candreva a causar calafrios às defesas contrárias e com El Sharaawy como suplente de luxo; a equipa de António Conte de tudo fará para sair da toca e depois fechar-se em copas.
Será, com toda a certeza, um dos melhores embates deste Europeu.