Esta segunda-feira teremos dois grandes jogos em cartaz. Nesta peça destacaremos o dérbi entre Sporting Clube de Portugal e Clube Futebol “Os Belenenses”, em Alvalade. Chamá-lo-emos de Dérbi dos Renascidos, pois as duas equipas mostram sinais de querer voltar à ribalta. Os Leões lideram a classificação e os Azuis voltaram à Europa do futebol.
Sá Pinto poderá voltar à casa do Leão com alguns regressos importantes. Ao que tudo indica, Carlos Martins e Luís Leal estão totalmente recuperados e apontam ao onze, frente ao Sporting. Já André Geraldes não é opção por se encontrar emprestado pelo clube de Alvalade. Assim sendo, os escolhidos poderão ser Ventura, João Amorim, Tonel, Gonçalo Brandão, Filipe Ferreira, Ricardo Dias, Rúben Pinto, Carlos Martins, Sturgeon, Kuca e Luís Leal. O clube do Restelo desloca-se pela última vez a casa de um dos três candidatos ao título e o saldo não é animador. Nas deslocações anteriores foram sofridos 10 golos e um dos objectivos passa por limpar essa imagem, em Alvalade.
Do lado do Sporting, Jorge Jesus poderá contar já contar com Naldo, que cumpriu um jogo de castigo na Taça de Portugal. A mudança poderá estar na frente com a entrada de Montero para render, o outro colombiano, Teo Gutiérrez, já que este último não está a cem porcento. Outra das dúvidas é Jefferson mas é passível de recuperação até à hora do jogo. Rui Patrício, João Pereira, Paulo Oliveira, Naldo, Jefferson, William Carvalho, Adrien Silva, João Mário, Bryan Ruiz, Montero e Slimani, deverá ser este o onze escolhido para a recepção ao Beleneneses.
Em Alvalade joga-se, de um lado a manutenção da liderança, do outro um salta classificativo garantido de, pelo menos, 5 lugares, em caso de vitória de uma das equipas. É um jogo muito importante para ambos, não fosse um dérbi com mais de 90 anos de história. Depois de uns anos mais adormecidos, as recentes campanhas, no campeonato e Europa, vão sendo indicativos de uma intenção de mudança. Ambos os clubes pretendem voltar à ribalta e, assim sendo, este jogo pode ser mais um passo nesse sentido.