Hoje chega a última jornada da fase de grupos da Liga Europa. Em Florença, o Belenenses joga a última cartada nesta sua viagem pelo Velho Continente do Futebol. Apenas um resultado interessa. Do outro lado estão os comandados de Paulo Sousa, a Fiorentina. A turma viola está a realizar um sensacional campeonato e procura resolver, em casa, o apuramento para a próxima fase.
Os italianos vêm de uma convincente vitória caseira sobre a Udinese, por 3-0. O onze desse jogo deverá servir de mote para esta antevisão. Os homens escolhidos por Paulo Sousa foram Tatarusanu, Tomovic, G. Rodríguez, Atori, Marcos Alonso, Badelj, Ilisic, Vecino, Borja Valero, Bernardeschi e Kalinic. Esta temporada tem-se assistido a bom futebol em Florença. Exibições pouco “italianas”, com uma média de 2 golos por jogo, tanto no campeonato, como na Liga Europa. Na primeira mão o poderio transalpino foi evidente com um claro 4-0, em pleno Restelo.
A turma da Cruz de Cristo, obrigada a vencer, deverá entrar em campo com Ventura, Geraldes, G. Brandão, Gonçalo Silva, F. Ferreira, Ricardo Dias, Rúben Pinto, Carlos Martins, Sturgeon, Kuca e Luís Leal. Prevêem-se enormes dificuldades para os portugueses nesta deslocação a Itália. A equipa entra pressionada, sabendo que tem que ganhar e, mesmo assim, tem que esperar que o Lech Poznan não vença o Basileia.
Parece impossível. “Basta” ao Belenenses repetir a dose de Basileia e surpreender a equipa teoricamente mais forte na sua própria casa. À Fiorentina basta o empate para se apurar e pode ser que opte por se resguardar não arriscando muito nas transições para o ataque. É difícil acreditar em milagres no quotidiano mas no que ao futebol diz respeito os milagres estão ao virar da esquina.