in , , ,

Análise Gaming – “Football Manager 2019”

Análise Gaming – “Football Manager 2019”

Nunca treinar um clube de futebol no computador soube tão bem. “Football Manager 2019” não reinventa a roda, mas é mais do que uma simples actualização da base de dados. Há aqui novidades suficientes para levar um fanático de futebol a pegar novamente no leme da sua equipa e conquistar tudo o que há para ganhar.

Apesar das polémicas que circundam o futebol português actualmente, quem gosta de futebol gosta sempre de pensar no melhor cenário possível. E existe melhor cenário do que pensar que somos o treinador de sucesso do nosso clube do coração e conseguir levá-lo a conquistar a Liga dos Campeões, seja ele o Real Madrid ou o Viktoria Plzen? Creio que não.

“Football Manager 2019” chegou para completar esse desejo de muitos jogadores, mas a verdade é que já se podia fazer isso em iterações anteriores, certo. Aliás, por base, podemos dizer que em qualquer FM podemos chegar à glória máxima do futebol com a nossa equipa. Por isso, muitos não percebem o porquê de serem lançadas novos jogos da série todos os anos.

Se em anos anteriores essa dúvida até se poderia colocar, neste ano não. “Football Manager 2019″ continua a ser o mesmo jogo viciante a que já estamos habituados na série, mas altera profundamente em aspectos que realmente interessam, ao nível das tácticas, interface e na forma como cada jogador/treinador pode interpretar cada e mexer em cada partida.

“Football Manager 2019” demonstra ser um jogo moderno e polido, em comparação com iterações anteriores e isso deve-se à reconstrução dos menus de treinos e tácticas, que conseguem atingir o objectivo proposto, ser acessível para os jogadores casuais enquanto oferece mais opções aos jogadores experientes. E se um jogador quer ter sucesso no FM, tem que passar boas horas nestes menus. O pré-jogo torna-se mais intuitivo, com a oferta acessível de toda a informação para esse jogo, incluindo o estado do ambiente no nosso balneário, a forma como o adversário costuma jogar, e vermos como reagem os nossos jogadores às decisões que tomamos antes de cada partida. Posto isto, as melhorias apresentadas nesta versão revelam-se cruciais para a satisfação do jogador.

Obviamente que os restantes menus do jogo acompanham as mudanças gráficas e funcionais dos menus de treinos e tácticas, havendo assim uma consistência agradável de navegar.

Outra novidade do jogo deste ano prende-se com a inclusão da Bundesliga, totalmente licenciada. Mas a verdade é que para quem tem por hábito jogar FM, não era necessária essa inclusão, mas mal não fará certamente. O VAR também está incluído no jogo pela primeira vez, e pelo que joguei, apesar de ser um momento engraçado das primeiras vezes em que é utilizado pelo árbitro, rapidamente cansa. Se estamos a jogar um videojogo não deveríamos perder tempo com confirmações de repetições por parte do árbitro. Se não há erros, porquê perder tempo com estas animações? Os “viciados” em realismo vão concordar com esta implementação, mas da minha parte é algo que espero que seja melhorada no futuro (com possibilidade de passar à frente esses momentos) ou que a funcionalidade seja esquecida de tudo.

Um dos aspectos que a Sports Interactive tentou melhorar foi o seu motor 3D, que agora oferece mais animações aos jogadores tentando recriar o desporto-rei da melhor forma. No entanto, para os fãs de longa data (como é o meu caso) continua a ser difícil jogar FM sem ser com as “caricas” em 2D.

A indução do que é o FM para os novos jogadores também foi melhorada e oferece mais informação a quem se quer aventurar pela primeira vez nestas andanças, e pode ajudar mesmo para quem é experiente mas não tem jogado os últimos jogos da série.

Mas ainda há aspectos a melhorar, que queremos ver abordados em jogos futuros. Falamos obviamente das interacções com os jogadores, imprensa, staff e agentes. Se há uns anos atrás a possibilidade de interagirmos com os elementos à nossa volta “à lá Mass Effect” foi inovadora, agora é so repetitivo. Para quem joga FM com frequência, é bastante fácil escolher as opções de conversa que resultam melhor, tornando esses momentos uma verdadeira perda de tempo.

Apesar das melhorias ao nível da acessibilidade e das interfaces, acreditamos que ainda será possível fazer melhor no futuro, mantendo o mesmo nível de complexidade que deixa os jogadores agarrados mais um ano ao Football Manager.

“Football Manager 2019” continua o bom momento da série e melhora o suficiente para justificar a compra por parte dos fãs da série. FM 2019 acaba por se tornar, provavelmente, o jogo definitivo de gestão de futebol. Ficamos com expectativa para ver como é que a Sports Interactive conseguirá melhorar no futuro.

Análise Gaming – “Football Manager 2019”Google Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
Absolver – Xbox One Trailer de lançamento

Absolver – Xbox One Trailer de lançamento

Steep | 3 Razões para Jogares | PS Plus

Steep | 3 Razões para Jogares | PS Plus