in

A ambição, Lito, a ambição…

A ambição, Lito, a ambição…

Aquando do Euro-2004, aqui, no nosso Portugal, a Galp, patrocinadora da Seleção Portuguesa de Futebol fez um vídeo de apoio à mesma que finalizava com a seguinte frase: “É esta a vantagem da ambição, podes não chegar à lua, mas tiraste os pés do chão.”

Essa frase marcou-me tanto, que 11 anos depois, solto-a instantaneamente, quando o tema é a ambição.

Voltando ao Euro-2004, quem mais lucrou com a filosofia da frase foi a Grécia: será que se entrassem em todos os jogos sabendo, à partida, que não eram os favoritos tanto à vitória nesses mesmos jogos como à vitória no torneio, tinham chegado a campeões Europeus? Claro que isto é tudo um desencadeamento de suposições, mas quer-me parecer que a resposta à pergunta é não.

A Grécia foi campeã da Europa com 3 “ingredientes”: ambição, garra e sorte. A sorte dá muito trabalho e é fruto tanto da ambição como da garra.

Fazendo o paralelo, o que falta a este Belenenses, não é qualidade, é ambição.

A ambição pode fazer tudo: levou o Paços de Ferreira à Liga dos Campeões, levou a Grécia a campeã da Europa, levou o Rio Ave às duas finais das taças portuguesas e levou, por último, a título de exemplo, o Atlético de Madrid a campeão espanhol; mais recentemente veja-se o exemplo do Petit, no Boavista, que está a fazer milagres no Porto, com uma equipa que em nada estava preparada para suportar a competitividade da Primeira Liga.

A ambição, Lito, a ambição. A atitude dos jogadores melhora quando se lhe é incutida ambição. A qualidade está lá e já a vimos no início da época.

É certo que o 6.º lugar é muito bom, para o que foi planeado, mas porque não arriscar mais? Que teremos a perder ? Nada. A única coisa que podemos ganhar é uma surpresa agradável no fim da época.

É certo que se jogou, na 2.ª parte, ontem, com uma equipa muito ofensiva, mas começar com dois trincos, a jogar em casa, contra o Penafiel, penúltimo classificado, é andar à procura do pontinho, sem pingo de ambição.

Não se perde nada com a ambição. A ambição às vezes consegue fazer coisas, consegue chegar a feitos, que a razão desconhece.

Vamos ver o que nos reserva daqui para a frente, já que estamos a dobrar esse cabo das tormentas dos 30 pontos. Mas, até aqui, o que falta nesta equipa, para mim, é ambição, não qualidade.

A ambição, Lito, a ambição…Google Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
Jorge Maciel: “Perdemos uma boa hipótese de nos distanciarmos dos nosso adversários”

Jorge Maciel: “Perdemos uma boa hipótese de nos distanciarmos dos nosso adversários”

Andebol: Captações para atletas nascidos entre 2001/2004

Andebol: Captações para atletas nascidos entre 2001/2004