Começa o mês de Março, e com este novos espectáculos vão estrear um pouco por todo o país! Ficam de seguida, algumas sugestões para a semana.
Dia 7, Ter Razão estará no Teatro Carlos Alberto, no Porto. Foi uma das grandes surpresas de 2018 e regressa na primavera para uma curta temporada de apresentações. Um encontro improvável que redunda numa descoberta feliz, onde duas companhias aparentemente inconciliáveis, o Ensemble Sociedade de Actores e o Teatro da Palmilha Dentada, partilharam riscos e risos. O teatro também pode ser isto, um lugar de encontros e de humores inesperados entre artistas de distintas gerações e formações, deixando-se contaminar por modos de fazer diferentes, desafiando expectativas, cruzando públicos. Com texto e encenação de Ricardo Alves, em cena até dia 17.
Também dia 7, o Teatro Camões recebe o bailado Dom Quixote, em Lisboa. Este é um dos grandes legados do coreógrafo Marius Petipa, que estreou em 1869, na Rússia. Baseado em episódios de Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes, alterna entre uma natureza realista e popular, com o mundo de fantasia e de sonho. Em 1900, Alexander Gorski apresentou a sua versão com alterações coreográficas e musicais. É a partir da versão de Gorski que Eric Volodine constrói a sua versão estreada na CNB, em 1990, e que agora volta à cena.
Dia 9, Às Cegas estreia no Teatro Viriato, em Viseu. O Museu é para ser visto com os olhos. Não podemos tocar nas obras expostas e devemos manter o silêncio. Esta visita propõe um impossível ver sem ver… ver com o tato, com o cheiro, com os ouvidos. Apreciar esta coleção ímpar pela mão de alguém. Teremos a coragem para sermos guiados? Acreditaremos no que nos dizem ou no que nos sussurram docemente ao ouvido? Seremos capazes de confiar cegamente? A coleção do Museu Nacional Grão Vasco serve de pretexto para uma reflexão, às cegas, sobre a possibilidade de conhecer sem ver, de saber sem verificar. Para ser assistido até dia 7 de Dezembro.