in

Agenda Cultural – 3 a 9 de Dezembro

agenda cultural lisboa,agenda cultural dezembro,agenda cultural dezembro 2018,espectáculos em dezembro,teatro em dezembro, Agenda Cultural – 3 a 9 de Dezembro

A primeira semana de Dezembro traz-nos uma nova agenda de espectáculos a não perder. Confiram de seguida, algumas sugestões para esta semana.


Dia 5, Posso Saltar do Meio da Escuridão e Morrer estreia no Teatro do Bairro, em Lisboa. O que vive abaixo da superfície da sujeição? A ausência de liberdade pode fazer morrer uma alma? A insubmissão surge como a única possibilidade de sobrevivência para uma mulher, que se descobre mulher e negra no contexto dos lugares estanques da escravatura. O percurso do espectáculo é, afinal, uma provação como via para a consciência, entre o imaginário, o simbólico e o real. Uma encenação de Rogério de Carvalho, em cena até dia 16 de Dezembro.

Dia 6, o São Luiz Teatro Municipal recebe o espectáculo Sócrates tem de morrer, uma encenação de Mickael de Oliveira dividida em dois episódios, sendo este correspondente ao segundo, intitulado A Vida de John Smith. Partindo da obra Fédon de Platão, neste episódio, Paulo, Pedro, Raquel, Ana e Sócrates (reencarnado em John Smith) acordam de um longo sono, num Museu de História Natural. São despertados por três membros da Academia: Aquela (Miguel Moreira), Aquele (Pedro Gil) e Aqueloutro (Maria Leite) que se encarregam de lhes apresentar o mundo que emergiu da utopia desenhada no 1º episódio: uma comunidade definida pela primazia da alma em relação ao corpo. Memória, linguagem, ficção, filiação, diferença e alteridade, são os temas que alimentam a discussão em que todos têm que chegar a uma decisão sobre o futuro deste novo mundo.

Dia 9, A Mentira estreia no Teatro Aberto, em Lisboa. Joana e Miguel convidaram Patrícia e Paulo para jantar, mas Joana viu Paulo a beijar outra mulher nessa mesma tarde, o que a coloca perante um dilema: será que deve dizer à amiga o que acabou de ver ou não? Miguel considera que é melhor comportarem-se como se nada tivesse acontecido, mas Joana não tem tanta certeza. Mostrando as inseguranças que perpassam os sentimentos amorosos, A mentira, de Florian Zeller, desmascara com humor os pactos estabelecidos entre os casais. Uma encenação de João Lourenço, em cena até dia 31 de Março.

Também na mesma data e no mesmo teatro, estreia A Verdade, do mesmo autor do anterior espectáculo. Patrícia e Paulo têm uma relação em segredo. Joana, a mulher de Paulo, suspeita de qualquer coisa e faz-lhe perguntas cada vez mais embaraçosas. Miguel, o marido de Patrícia, é o melhor amigo de Paulo, mas a franqueza entre os dois já não é o que era. À medida que os enganos se vão enredando, os dois casais perdem-se num labirinto de quem disse o quê a quem. Também uma encenação de João Lourenço, em cena até dia 31 de Março.

, Portimonense, Golo, Paulinho (g.p.), 13m, 1-1

Portimonense, Golo, Paulinho (g.p.), 13m, 1-1

, CD Tondela, Golo, Xavier, 1m, 0-1

CD Tondela, Golo, Xavier, 1m, 0-1