in

5 maneiras como a tecnologia mudou e muda o estilo de vida

, 5 maneiras como a tecnologia mudou e muda o estilo de vida

A tecnologia tem revolucionado as nossas vidas nas últimas décadas. Excelentes ferramentas e recursos fornecem informações úteis na ponta dos nossos dedos. Computadores, smartphones, relógios inteligentes e outros dispositivos trazem conforto e utilidade multifuncionais de uma maneira surpreendente.


Por outro lado, essas inovações tornam também o mundo numa aldeia global. São mais de 4 mil milhões de pessoas em todo o planeta que são utilizadores ativos da Internet.

Neste sentido, a tecnologia atingiu um crescimento fenomenal, e não há como parar a sua enorme influência em viver uma vida saudável, produtiva e inteligente.

, 5 maneiras como a tecnologia mudou e muda o estilo de vida

Cuidados de saúde: mais virtual e orientada pela IA 

A tecnologia no domínio da saúde revela-se benéfica para os pacientes e prestadores de serviços.

Por exemplo, a medicina virtual, juntamente com sistemas na cloud e técnicas de IA, ajudam a desbloquear dados de cuidados de saúde para a conectividade digital do paciente. Atualmente já são possíveis cirurgias assistida por robôs, onde as ferramentas de monitorização e aplicações estão a mudar a face destes procedimentos.

Teletrabalho: em casa, mas no escritório

O trabalho à distância é o novo normal. Implica menos espaço de escritório, pelo que o foco será o envolvimento virtual dos trabalhadores para aumentar o entusiasmo e o desempenho profissional.

Para muitos, trabalhar a partir de casa tem sido algo revelador – sem deslocações, horários mais flexíveis e menor impacto ambiental.

Tudo isso é possível graças aos avanços tecnológicos, mais uma vez – um casamento perfeito de hardware e internet.

Entretenimento no… telemóvel!

Outra mudança nas nossas vidas é a introdução do entretenimento móvel. Atualmente é muito raro encontrar um smartphone incapaz de correr um jogo. Isto deve-se ao avançar da tecnologia no setor mobile, onde cada dispositivo quase que se assume como uma consola de jogos, com gráficos e jogabilidade apurada.

As áreas são as mais diversas. Desde jogos match-3 como Candy Crush Saga, sobre aplicações especializadas de salas de poker online como PokerStars, até adaptações de famosos games de PC como Call of Duty: Mobile. Há inúmeros exemplos de títulos disponíveis para os ecrãs pequenos – e há novas opções adicionadas diariamente.

Por outro lado, este lado gaming do setor mobile mostra também que tudo é uma questão de adaptação e que com o desenvolvimento certo tudo cabe num dispositivo móvel.

Compras online: transações instantâneas

Obter tudo, desde artigos de mercearia, livros, bens eletrónicos, smartphones e até animais de estimação, está agora a um clique de distância.

Além disso, as faturas em dinheiro avançaram para uma faturação sem papel, e o comércio eletrónico facilita as compras e o pagamento de serviços públicos online e em qualquer altura.

Por outras palavras, agora é possível fazer compras de forma fácil e… sem fazer fila em lojas.

Transporte: tendência de ride-sharing

Os custos crescentes da gasolina fazem com que as pessoas mudem para a alternativa da partilha de carros. Utilizar serviços de transporte privados ajuda a poupar tempo e dinheiro para chegar ao local de trabalho, por exemplo.

Assim, as aplicações populares de partilha de automóveis, como Uber, ajudam as pessoas a aproveitar as facilidades de viagem de automóvel a partir de qualquer lugar para chegar a locais distantes.

Redes Sociais: ligações virtuais

As aplicações sociais como Telegram, Facebook e Instagram estão a redefinir a partilha de mensagens.

As ferramentas tradicionais como o telefone cresceram até se tornarem o E-mail, Skype, Zoom etc., para dar às pessoas formas revolucionárias de se manterem ligadas, trazendo uma aproximação virtual entre famílias, indivíduos e empresários. Isto mostra o poder da tecnologia para aproximar as pessoas e colmatar a lacuna. Calendários partilhados ajudam a evitar rixas pessoais em amigos e familiares.

Com efeito, claro que a tecnologia nunca descansa, e pode apostar que não vai demorar muito até que alguns dos dispositivos e serviços que aqui referimos sejam substituídos – em muitos casos, a sua próxima inovação já está a ser trabalhada numa empresa algures.

Independentemente disso, não há como negar que a tecnologia tem, e continuará a ter, um enorme impacto nas nossas vidas, garantidamente.

, NOVOS TALENTOS – Leonor Maia / Francisco Barbosa / Abner Brasil

NOVOS TALENTOS – Leonor Maia / Francisco Barbosa / Abner Brasil

, Teorias da Inspiração – de David Marques

Teorias da Inspiração – de David Marques