in

4ª Edição do Festival do Maio: Uma celebração da arte e música intervencionista

4ª Edição do Festival do Maio: Uma celebração da arte e música intervencionista

Festival do Maio 2023 traz PEACHES, MOULLINEX, PRÉTU, GABRIEL O PENSADOR e SAM THE KID ao Parque Urbano do Seixal nos dias 26 e 27 de maio.

Festival do Maio Retorna Para A Sua 4ª Edição

Num mundo marcado pelo avanço do populismo e das derivas autoritárias, é fundamental informar e acordar consciências. E é com esta intenção que a Câmara Municipal do Seixal anuncia a quarta edição do FESTIVAL DO MAIO, a realizar-se no Parque Urbano do Seixal nos dias 26 e 27 de maio de 2023.

Este festival tem como objetivo promover propostas artísticas que centram o seu discurso na intervenção política, crítica social, ativismo ambiental e lutas contra a discriminação de raça e género.

Programação 4ª edição do Festival do Maio

26 de Maio

PEACHES (Canadá)

Figura de proa do movimento Eletroclash do início dos anos 2000, voltou em 2022 para uma digressão de celebração dos 20 anos do álbum Teachs for Peaches.

O espectáculo foi já apresentado em diversos países da Europa, nos EUA, Canadá, Austrália, Nova Zelândia – em nome próprio e em alguns grandes festivais. Por cá, passou em 2017 pelo Festival Nos Alive e mais recentemente pelo novo Festival Kalorama, em Lisboa, em setembro de 2022.

MOULLINEX (PT)

Moullinex é o alter ego do produtor português, DJ e multi-instrumentista Luís Clara Gomes. Da ciência à arte, da espontaneidade ao formalismo, do orgânico ao artificial, do isolamento à comunidade, Moullinex prospera em interseções. É nelas que cria música que tanto vive dentro dos limites da pista de dança, como permite introspecção ao ser escutada na intimidade dos headphones. Desde contemplações melancólicas na electrónica à house e discos mais exuberantes, o seu trabalho tem colhido elogios globalmente por público e crítica.

PRÉTU (PT)

Chullage, de origem caboverdeana, criado na margem sul de Lisboa (Seixal), é rapper, dizedor, produtor e sound designer. Nas suas palavras poeta sónico e visual. Tem 3 álbuns editados (Rapresálias 2001, Rapensar 2004 e Rapressão 2012) e várias colaborações com outros músicos. Prétu é o seu mais recente projecto, um trabalho com base nas suas referências africanas e eletrónicas onde expressa o seu pensamento sobre o colonialismo, o Pan-africanismo e o contexto político de África e da sua diáspora.

Video poemas

27 de Maio

GABRIEL O PENSADOR (Brasil)

Pioneiro do movimento hip hop no Brasil, Gabriel o Pensador mostra no espetáculo que celebra os seus 25 anos de carreira que é muito mais do que rapper. É compositor, músico, contador de histórias e, acima de tudo, um comunicador. No repertório está o novo sucesso “Tô feliz (matei o presidente 2)” e clássicos como “Retrato de um Playboy” (1993), “2345meia78” e “Cachimbo da paz” (1997), “Astronauta” (1999) e “Até Quando” (2001); além de canções do seu último trabalho “Sem Crise” , como ”Surfista Solitário”, versão para o sucesso de Jorge Ben Jor 1980, e “Linhas tortas”, música que conta a sua trajetória, das redações que escrevia nos tempos de escola até se tornar “O Pensador”.

SAM THE KID com ORELHA NEGRA E ORQUESTRA (PT)

Sam The Kid está de volta aos concertos em nome próprio apresentando-se ao lado da sua banda de sempre, os Orelha Negra (Fred Ferreira, Francisco Rebelo, João Gomes e DJ Cruzfader) e também com uma Orquestra de 24 elementos lideradas pelo maestro Pedro Moreira.

Sam The Kid não é só “Entre(tanto)”, “Sobre(tudo)”, “Beats Vol1: Amor”, “Pratica(mente)” ou “Mechelas”. É uma das mais influentes vozes da música nacional, é “TV Chelas”, é “Três Pancadas”, é um dos mais competentes e apreciados produtores do nosso país, é “Orelha Negra”, é “Crime do Padre Amaro” ou “Classe Crua”. É fundamentalmente “Hip Hop Tuga”, entre outras tantas coisas, nas mais diversas áreas em que Sam The Kid deixou o seu toque de midas.

Video poemas

Informações Importantes

As portas abrem às 19h00, e os concertos começam às 21h00. A entrada no Festival é gratuita, sujeita à lotação do recinto, aconselhando-se a chegada mais cedo para garantir o acesso.

Performance Poesia

À semelhança das edições anteriores, vídeo poemas serão produzidos e exibidos entre as atuações, interpretados por artistas de diferentes áreas. Estes poemas, de cunho interventivo, serão apresentados por Bia Ferreira, Luca Argel, Ana Deus, Cátia Oliveira (A Garota Não), José Luís Peixoto e Catarina Wallenstein.

O Festival do Maio é uma iniciativa da Câmara Municipal do Seixal, com direção artística de Luís Varatojo.

Artistas em Destaque

Este ano, o festival contará com a presença de PEACHES, figura icônica do movimento Eletroclash e ativista dos direitos LGBT. O produtor português, DJ e multi-instrumentista Moullinex, bem como PRÉTU, o novo projeto do rapper Chullage, que expressa o seu pensamento sobre o colonialismo, o Pan-africanismo e o contexto político de África e da sua diáspora.

Na segunda noite, o palco será preenchido pela energia do pioneiro do movimento hip hop no Brasil, Gabriel o Pensador, e pelo talento de Sam The Kid, acompanhado pela banda Orelha Negra e uma Orquestra de 24 elementos.

Não perca a oportunidade de participar neste evento especial, que une música, poesia e ativismo em um espaço aberto e acolhedor.

4ª Edição do Festival do Maio: Uma celebração da arte e música intervencionistaGoogle Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
VITO TOOLS Mantém Patrocínio à Liga Portugal Bwin

VITO TOOLS Mantém Patrocínio à Liga Portugal Bwin

After Us – Trailer de lançamento

After Us – Trailer de lançamento