em ,

Robert Wilson e Isabelle Huppert em Portugal para o Festival Internacional de Teatro de Almada

36º Festival de Almada conta já com dois nomes sonantes, o encenador norte-americano Robert Wilson e a actriz francesa Isabelle Huppert. O Festival Internacional de Teatro de Almada decorre entre 4 e 18 de Julho em 13 espaços de Almada e Lisboa.

Dezassete anos após se ter apresentado no nosso País pela última vez, Robert Wilson regressa a Portugal durante o próximo Festival de Almada: Mary said what she said, um monólogo escrito por Darryl Pinckney sobre a rainha Maria da Escócia, será protagonizado pela grande actriz francesa Isabelle Huppert. O espectáculo — que estreia a 22 de Maio no Espace Cardin, em Paris, e é uma produção do Théâtre de la Ville — será apresentado no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, na Sexta 13 e no Sábado 14 de Julho, às 21h00.

A programação integral do 36.º Festival de Almada, que decorre entre 4 e 18 de Julho em 13 espaços de Almada e Lisboa, será apresentada no dia 14 de Junho na Casa da Cerca, em Almada. As Assinaturas de bilhetes para todos os espectáculos serão colocadas à venda durante o mês de Abril nos locais habituais.

«Mary said what she said»

O sempre inventivo Robert Wilson oferece à grande Isabelle Huppert o trono da Rainha Maria da Escócia, a soberana que, por causa das suas paixões, perdeu a coroa.

Maria é uma mulher que combateu as forças da História para controlar o seu destino. Na véspera da sua execução, ainda luta: luta à procura de uma voz que lhe permita interpelar a justiça celeste. Escreve a História. Viveu a infância na Corte francesa. Em seguida a viuvez precoce põe termo à sua dança. Recorda. Tinha regressado à Escócia. A sua natureza era lutar contra a catividade. Queria um homem forte.

É o começo. Casa-se, tem um filho, e a matança começa. Nada é como dantes, a vida toma outro ritmo. Católicos, protestantes, Maria, Isabel, o Amor, a Morte. O seu destino era fugir, e é dessa forma que o seu reinado chega ao fim. Não tentou salvar-se. Tentou tornar-se perpétua. Na sua última manhã, Maria, a Rainha da Escócia, estava vestida de encarnado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Quero-te Tanto!

‘Quero-te Tanto!’ estreia a 18 de abril nos cinemas

CANoticias-2019-03-17_17-31-43

Liga (26ªJ): Resumo CD Nacional 0-1 Rio Ave FC