Ajuda, Caramão, Margem Sul, Olivais, Lavradio, Sarilhos, Amadora, Sintra, Alentejo, Ovar, Ermesinde e Madeira são alguns, uma ínfima parte, dos seus núcleos, logo aqui se vê a sua grandeza e transversalidade nacional.
A Fúria Azul, muito mais que uma claque, é espelho de um clube. Um clube que já teve pontos muito altos, com idas à UEFA, com vitórias sobre Barcelona e Bayer Leverkusen mas que também já teve momentos muito maus, atingindo o seu auge quando as divisões amadoras passaram a ser um inferno tão próximo.
A ascensão e retrocesso da Fúria Azul andam de mão dada com a ascensão e retrocesso do C.F. “Os Belenenses”.
A sua dimensão, os seus associados, aumentam com o sucesso do Clube. Mas, mesmo dentro da Fúria Azul, há aqueles que, independentemente do momento que o Clube vive, nunca desistiram, nunca se resignaram, nunca abandonaram o ideal ultra que transportam consigo. Pois não se é ultra a abandonar os seus a meio de uma luta. Esses sim, que sempre lutaram, estivesse o clube na UEFA ou na segunda divisão, merecem, mais que palavras, o reconhecimento.
Mesmo quando houve uma direção, que quis mudar até o nome fúria azul, eles não cederam. Mantiveram-se firmes ao ideal, ao seu ideal. E aí estão eles, com o orgulho de nunca terem desistido, de nunca terem tido de abandonar os seus valores para continuarem a fazer o que mais gostam: apoiar o Belenenses.
Fazem falta mais adeptos como esses, adeptos com orgulho; orgulho, primeiro na bandeira que trazem ao peito e só depois orgulho nos resultados dessa mesma bandeira. Deveria ser sempre assim a lógica de um adepto de futebol. O amor ao clube deveria vir sempre primeiro que o amor aos resultados. Ser do Belenenses vem muito antes de resultados e épocas menos conseguidas.
Vá onde for jogar o Belenenses está sempre apoiado, nunca faltará uma faixa da fúria azul.
Se o Belenenses ainda existe, é por essas pessoas. Pessoas que quando viram o Belenenses cair, não fugiram, caíram com ele.
O meu agradecimento e parabéns a todos eles. Eles sabem quem são.
Longa vida à fúria azul.