Antecipando a cerimónia, o YouTube criou uma edição especial do YouTube Movie Trailers Leaderboard 2017 que hierarquiza os trailers mais populares nomeados para Melhor Filme, incluindo as produtoras e agregadores populares.
– Juntos, os nove trailers que são sucessos de bilheteira representam 3 milhões de horas visualizadas (1) – o equivalente às 25 milhões de visualizações da curta metragem de animação “Borrowed Time.”
– O trailer mais popular do ano no YouTube é “La La Land mas seguido de muito perto por Arrival – O Primeiro Encontro” e “O Herói de Hacksaw Ridge.”
A Pixability realizou um estudo sobre o espaço que os filmes ocupam no YouTube e que concluiu o seguinte:
- Enquanto que os nomeados para Melhor Filme revelam uma grande variedade de géneros, os trailers de Super Heróis são os mais vistos a nível global e apresentam o mais elevado número médio de visualizações por vídeo (2). Os trailers de filmes de Super Heróis, de Animação e de Ficção Científica ocupam 74 lugares relativamente ao TOP 100 dos trailers mais vistos (2).
- Enquanto que, em termos de filmes, os trailers são o conteúdo mais popular no YouTube (2), as músicas (quer vídeos oficiais ou covers de fãs) são, por seu turno, o conteúdo mais envolvente (3). “La La Land” é de longe o filme preferido entre os nomeados para o Óscar de Melhor Banda Sonora, com mais de mil milhões de visualizações (quer em clipes do filme ou covers de fãs(4)).
O ano passado, 34 milhões de pessoas assistiram à cerimónia dos Óscares pela Televisão. Contudo, este evento não é apenas o que a TV dá a conhecer. Através do digital, as audiências envolvem-se com os Prémios da Academia antes, durante e depois da própria gala! A cultura cinematográfica desempenha diferentes papéis no YouTube – os cinéfilos utilizam as plataformas de vídeos para assistirem a trailers e para procurarem mais informação acerca do filme antes de assistirem. De facto, em Portugal, 28% dos consumidores visitam os sites de vídeos para os ajudarem a tomar decisões na hora de decidir comprar os bilhetes de cinema.
Abaixo encontra o ranking dos Trailers e das bandas sonoras dos filmes nomeados para os Óscares 2017 mais populares no YouTube
2017 MOVIE TRAILERS LEADERBOARD
La La Land
Studio: Lionsgate
Media Agency: Mindshare
Arrival
Studio: Paramount
Media Agency: MEC
Hacksaw Ridge
Studio: Lionsgate
Media Agency: Mindshare
Lion
Studio: The Weinstein Company
Media Agency: Palisades
Fences
Studio: Paramount
Media Agency: MEC
Hidden Figures
Studio: 20th Century Fox
Media Agency: Assembly
Manchester by the Sea
Studio: Roadside/Amazon
Media Agency: Mindshare
Moonlight
Studio: A24
Media Agency: Operam
Hell or High Water
Studio: Lionsgate
Media Agency: Mindshare
VISUALIZAÇÕES DOS NOMEADOS PARA MELHOR BANDA SONORA
La La Land – 1,516 million
Lion – 265 million
Jackie – 180 million
Passengers – 168 million
Moonlight – 156 million
Metodologia:
1 – A lista YouTube Movie Trailers Leaderboard inclui as visualizações dos vídeos de alguns dos mais populares agregadores de trailers como parte da nossa contagem. O ranking é determinado por um algoritmo baseado nas visualizações pagas, visualizações orgânicas e retenção da audiência ( quanto tempo o vídeo foi visto) até 13/02//2017. Os trailers dizem respeito aos filmes nomeados para Melhor Filme e incluem o top trailer para cada nomeado. YouTube global data, 1/1/17-2/13/2017.
2 – Pixability, “Movies on YouTube,” February 2017. “ Mais popular” é baseado no número de vídeos e respectivas visualizações.
3 – Pixability, “Movies on YouTube,” February 2017. “ Mais envolvente” é baseado no total de gostos, comentários e partilhas. As músicas referem-se aos vídeos de músicas e de letras quer das bandas sonoras completas dos filmes ou músicas atribuídas a um filme.
4 – YouTube data, 01/01/16 – 02/01/17