Xiaomi anuncia plano para reduzir emissões de gases de efeito estufa
A Xiaomi, empresa líder em tecnologia, acaba de anunciar a sua Filosofia Zero Carbono, um plano ambicioso para reduzir substancialmente as suas emissões de gases de efeito estufa (GEE). A empresa pretende alcançar essa meta através da investigação e desenvolvimento de tecnologias limpas, da expansão de técnicas de gestão de resíduos eletrónicos e da implementação de operações e logística verdes.
A missão da Xiaomi é permitir que todas as pessoas do mundo desfrutem de uma vida melhor através da sua tecnologia inovadora. Como parte dessa missão, a empresa acredita ter a responsabilidade de ajudar a evitar as mudanças climáticas através de inovações tecnológicas e operações ainda mais eficientes. A empresa está determinada a fazer sua parte para acelerar a transição global para uma economia com zero emissões líquidas, inserindo elementos sustentáveis no processo de design e entrega dos seus produtos.
A Filosofia Zero-carbono da Xiaomi tem como objetivo aumentar a eficácia e a acessibilidade dos seus produtos, reduzindo a pegada de carbono tanto nos próprios produtos, como nos serviços. A Xiaomi continuará a aumentar o uso de tecnologias de baixo carbono para criar impactos positivos no clima e promover estilos de vida mais sustentáveis e uma sociedade de baixo carbono.
A empresa está a adotar uma abordagem faseada para desenvolver e implementar os seus planos de ação de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE). A Xiaomi estabeleceu a sua primeira meta de redução de emissões de GEE em 2021, que visava reduzir as emissões per capita de GEE do seu campus em 4,5% até 2026, em comparação com a linha de base de 2020. Até 31 de dezembro de 2022, a empresa alcançou uma redução de 21,12% nas emissões per capita de GEE em relação ao ano base.
Para apoiar a ambição global de atingir emissões líquidas zero até 2050, a empresa está empenhada em reduzir as suas emissões de GEE do Âmbito 1 e do Âmbito 2: até 2030, reduzir as emissões de GEE dos seus principais segmentos operacionais em pelo menos 70% em relação ao nível do ano base; até 2040, reduzir as emissões de GEE dos seus principais segmentos operacionais em pelo menos 98% em relação ao nível do ano base, com pré-condições para alcançar emissões líquidas zero. A Xiaomi pretende ainda priorizar o uso de tecnologias de baixo carbono, acordos de compra de energia verde de longo prazo e gerar energia renovável no local para reduzir as emissões de GEE ao longo do período-alvo.
A Xiaomi investiu mais de 50% das suas despesas totais em I&D em tecnologia limpa. No mesmo ano, a aplicação de patentes e produtos relacionados com tecnologia limpa gerou 59,7% da sua receita. A empresa fez progressos notáveis nesta área, como a tecnologia de transmissão de sinal 5G e economizadora de energia, a tecnologia de display eficiente em energia e a tecnologia de carregamento rápido.
Além disso, a Xiaomi está comprometida em promover o desenvolvimento de uma economia circular ao renovar produtos usados, reciclar resíduos eletrónicos e aumentar a durabilidade dos seus produtos.
Com a sua Filosofia Zero Carbono, a Xiaomi está a liderar o caminho para uma economia mais sustentável e a demonstrar que as empresas podem ser lucrativas e responsáveis ao mesmo tempo. Para obter mais informações sobre a estratégia e implementação climática da Xiaomi, bem como iniciativas de responsabilidade social e governança, consulte o 5º Relatório de Meio Ambiente, Social e Governança (ESG) publicado pela Xiaomi.